segunda-feira, 6 de julho de 2009

LISTAS DEFINITIVAS DE COLOCAÇÃO/NÃO COLOCAÇÃO


EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
100 - Educação Pré-Escolar Colocação Não Colocação
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
110 - 1º Ciclo do Ensino BásicoColocaçãoNão Colocação
2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
200 - Português e Estudos Sociais-História Colocação Não Colocação

210 - Português e Francês Colocação Não Colocação
220 - Português e Inglês Colocação Não Colocação
230 - Matemática e Ciências da Natureza Colocação Não Colocação
240 - Educação Visual Tecnológica Colocação Não Colocação
250 - Educação Musical Colocação Não Colocação
260 - Educação Física Colocação Não Colocação
290 - Educação Moral e Religiosa Católica Colocação Não Colocação
3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
300 - Português Colocação Não Colocação
310 - Latim e Grego Colocação Não Colocação
430 - Economia e Contabilidade Colocação Não Colocação
500 - Matemática Colocação Não Colocação
510 - Fisica e Quimica Colocação Não Colocação
520 - Biologia e Geologia Colocação Não Colocação
530 - Educação Tecnológica Colocação Não Colocação
540 - Electrotecnia Colocação Não Colocação
550 - Informática Colocação Não Colocação
560 - Ciências Agro-Pecuárias Colocação Não Colocação
600 - Artes Visuais Colocação NÃO COLOCAÇÃO
620 - Educação Física Colocação Não Colocação
EDUCAÇÃO ESPECIAL
910 - Educação Especial 1 Colocação Não Colocação
920 - Educação Especial 2 Colocação Não Colocação
930 - Educação Especial 3 Colocação Não Colocação

Listas já disponiveis

http://www.dgrhe.min-edu.pt/Portal/
WebForms/Docentes/Listas/Listas_Def_2009_Col_nCol.aspx

Concurso de Docentes


Link: Concurso de Docentes

Listas disponibilizadas durante a tarde

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/07/128000000/2620026201.pdf


http://www.dgrhe.min-edu.pt/Portal/Default.aspx?opcao=dgrhe

Link para consultar colocações 2009

https://servicos.dgrhe.min-edu.pt/ConsultaCandidatos/Default.aspx

domingo, 5 de julho de 2009

Férias a vários ritmos

Com mais uma interrupção lectiva, é necessário ocupar os tempos livres dos mais novos. É hora de estudar programas e preços. E, como sempre, há actividades para todos os gostos. Construir moinhos de vento, tocar em xilofones de água, erguer pontes entre o passado e o presente e despentear ideias.

A contagem decrescente para as férias mais prolongadas do ano lectivo já começou. Por várias semanas, as aulas ficam de parte, os livros descansam e é tempo de pensar como ocupar os dias de férias dos mais pequenos. Há diversos programas em todo o país e, como vem sendo habitual, várias instituições já têm propostas para apresentar aos adultos. É tempo de brincar, experimentar novas aventuras, investir em conhecimentos apetecíveis, dar asas à imaginação. É tempo de aproveitar para retemperar forças.
Semear um ovo, fazer cola a partir do leite, construir um telefone de cordel, perceber como é possível fazer gelado sem congelador por perto, observar insectos à lupa. O Centro de Ciência Viva de Bragança (273 313169) tem oficinas de Verão para os mais pequenos entre 22 e 26 de Junho e de 29 de Junho a 3 de Julho. O objectivo é soltar a imaginação e ocupar as mentes com jogos divertidos. Tocar num xilofone de água e fazer lagartas comestíveis estão também na agenda.

De 6 de Julho a 4 de Setembro, a Fundação de Serralves (22 6156590), Porto, tem actividades para vários gostos e diversos feitios desenhadas a pensar em crianças dos 6 aos 12 anos. Os desafios já estão no site da estrutura. O que cabe dentro de um envelope? Os participantes têm oportunidade de perceber a viagem de uma carta. Como comunicam os animais da quinta de Serralves? Os mais novos podem saber como se alimentam esses habitantes especiais e se têm ou não penas. Fazer um livro com todos os sentidos, para que cada página conte uma história, é também uma das propostas. Em Serralves, há 20 oficinas à disposição.

No Parque Biológico de Gaia (22 7878137) é possível explorar o parque, tratar de animais, fazer espetadas de fruta com chocolate, entrar em jogos tradicionais, conhecer histórias de várias plantas. Ou ainda descobrir segredos e curiosidades. As actividades dirigem-se a crianças e jovens dos seis aos 15 anos. Os participantes podem ficar em regime residencial ou frequentar os ateliers dia a dia. Há quatro campos de Verão à escolha.

Como se formou a Terra? Será que há plantas que comem animais? É possível aprender geometria com a ajuda de palhinhas? E treinar aritmética com as compras da mercearia? Será que a Lua é feita de queijo? Há várias perguntas e muitas respostas para dar este Verão no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (239 854350). As actividades dirigem-se a crianças dos 5 aos 12 anos nas semanas de 23 a 26 de Junho, 14 a 17 de Julho, 28 a 31 de Julho e de 25 a 28 de Agosto. Geologia, biologia, matemática e astronomia estão no centro das atenções. Os interessados podem ainda mergulhar no mundo de

Darwin, entre 30 de Junho e 4 de Setembro, para saber o que ele escreveu e descobriu.

Experiências inovadoras e curiosas, acampamentos científicos, oficinas e jogos sempre com a ciência por perto. O Visionarium - Centro de Ciência do Europarque (256 370605), em Santa Maria da Feira, volta a convidar os mais pequenos, dos 6 aos 12 anos, para adquirir mais conhecimentos nas férias de Verão. E ocupar o moderno laboratório científico, os jardins exteriores e as salas de exposições. De 6 a 24 de Julho e entre 17 de Agosto e 4 de Setembro.

Sótão mágico
Há tanto para descobrir de 29 de Junho a 4 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian (21 7823800), Lisboa, para crianças dos 4 aos 12 anos. "Máquinas imaginárias para despentear ideias" é uma oficina de expressão plástica destinada aos mais pequenos. "Tratando-se de uma máquina imaginária, inventaremos os problemas para brincarmos às soluções. Existem máquinas dentro de nós que nos despenteiam os pensamentos, e é nessa altura que das nossas mãos nascem máquinas fantásticas". Atravessar pontes entre o passado, ou seja, retroceder há cinco mil anos, e o presente é outra das propostas. "Seremos nós capazes de construir pontes que nos levem a um futuro saudável e bom?" Nas férias de Verão da Gulbenkian é ainda possível ser arquitecto por um dia e fazer desenhos que se transformam em edifícios de cartão.

O Oceanário de Lisboa (21 8917002) não muda a receita e volta a apresentar férias debaixo de água para crianças de várias idades. Os mistérios dos oceanos e a conservação da Natureza voltam a estar em destaque de 29 de Junho a 11 de Setembro. A agenda é bastante preenchida: mergulhos, espécies para estudar, passeios de canoa, muitos jogos. E há ainda a possibilidade de dormir com os tubarões.

No Centro Cultural de Belém (21 3612899), Lisboa, há dez dias preenchidos com actividades, de 22 a 26 de Junho e de 29 de Junho a 3 de Julho, para crianças dos 5 aos 7 e dos 8 aos 12. O dicionário explica que "tralha" é um "conjunto desordenado de várias coisas, quantidade de coisas sem valor ou utilidade" e é partir do conceito que tudo acontece. É hora de arrumar a tralha, fazer tetris com a desarrumação ou então criar poemas. E é num sótão mágico onde tudo pode ficar arrumadinho.
A proposta do Museu Colecção Berardo (21 3612879), Lisboa, abraça várias artes. Miúdos dos 4 aos 6 e dos 7 aos 12 anos de idade podem ser actores, realizadores e brincar com a Sétima Arte. Ou ainda sonhar com a arquitectura. Que forma têm os sonhos? Pergunta feita, pensa-se na resposta. Os mais pequenos podem também pintar e esculpir barro inspirados na exposição do arquitecto Pancho Guedes. De 29 de Junho a 11 de Setembro.

Sons, cheiros, cores e sabores. Há muito por onde explorar nas oficinas de Verão do Museu do Oriente (21 3585200), Lisboa, que começam a 6 de Julho e terminam a 28 de Agosto. As colecções do espaço museológico servem de ponto de partida para que crianças dos 6 aos 12 anos se deixem levar até outras paragens. Há muitos conhecimentos para absorver e propostas pedagógicas que aliam a aprendizagem à componente lúdica.

Criar flores com material reciclado e folhas de papel com materiais solúveis. Construir moinhos de vento. Usar instrumentos ópticos para observar fenómenos da Natureza. Ou ainda participar num atelier de cinema e brincar aos actores numa peça de teatro. Aprender mais sobre insectos ou fazer bolinhas de sabão. Tudo isto em "Férias de Verão com ciência" no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (21 8917100), Lisboa, de 22 de Junho a 11 de Setembro para crianças dos 6 aos 12 anos, que podem também resolver puzzles e aprender mais sobre os mistérios do magnetismo.

O Centro de Artes de Sines (269 860080) tem um programa de férias para os mais pequenos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. De 22 de Junho a 3 de Julho, é possível rimar férias com diversão num cartaz de actividades lúdicas e, ao mesmo tempo, pedagógicas. Em dez dias, é possível conhecer melhor os cantos do centro cultural, passear pelo jardim, circular pelo castelo, ir à praia e descobrir alguns mistérios do campo.

sábado, 4 de julho de 2009

Mochilas com excesso de peso

Os alunos levam às costas cerca de cinco quilos em livros e material escolar. Quase dois terços queixam-se de dores decorrentes da sobrecarga nas mochilas, revela um estudo apresentado na Universidade do Minho. A generalização dos cacifos nas escolas é uma das soluções apresentadas.

O trabalho de Regina Barros demonstrou que a maioria dos alunos analisados apresentava alterações posturais relacionadas com o excesso de peso nas mochilas. As alterações à coluna afectavam 69 por cento dos alunos, a protusão dos ombros (ombros para a frente) 59 por cento e a anteriorização do pescoço, 49 por cento. O estudo envolveu 136 alunos de vários ciclos de ensino de escolas públicas e privadas. A autora verificou que, tendencialmente, os alunos dos primeiros anos transportam mais do que dez por cento do seu peso nas mochilas, ao contrário do que recomendam especialistas. A tendência só se inverte nos 9º e 12º anos.

O peso médio dos sacos escolares apresentava valores entre os 4,1 quilos e os 5,4 quilos. Cerca de 77 por cento dos estudantes preferem usar mochila, 12 por cento optam pelos sacos com uma alça e seis por cento pelo carrinho. Menos de metade dos que usam mochilas colocam as duas alças nos ombros.

Uma das soluções apresentadas para evitar os problemas de saúde é a instalação de cacifos. "A maioria das escolas não tem condições para que os materiais permaneçam na instituição de ensino, pois não existem armários individuais ou então são em número insuficiente", explicou a investigadora.

Regina Barros apelou a professores e a editoras para que exijam manuais mais leves. "É imperativa a cooperação de todos os envolvidos para ultrapassar os problemas do uso incorrecto e peso inapropriado do saco escolar", considerou.

Edgar Nascimento com Lusa

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PSD promete mudanças na Educação

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, prometeu esta quinta-feira, caso vença as eleições legislativas, mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos.

Os quatro compromissos vão constar do programa eleitoral dos sociais-democratas. 'No nosso programa não poderemos deixar de contemplar a alteração destes quatro aspectos que estão a paralisar o sistema, estão a torná-lo inviável, desmotivador da acção dos professores', afirmou a líder social-democrata.

Ferreira Leite marcou presença no Fórum Portugal de Verdade cuja sessão de hoje foi destinada a reunir contributos para o programa eleitoral do PSD na área da educação. A líder social-democrata ouviu as opiniões de 'pessoas ligadas a sindicatos, a associações de pais, professores do ensino superior e do ensino secundário', que têm uma crítica 'generalizada' ao estado da escola pública.

Segundo Ferreira Leite, 'não se pode manter um sistema em relação ao qual, na generalidade, todos estão contra e que é um topo de sistema em que todos devem estar envolvidos'. As propostas que o PSD vai apresentar não pretendem terminar com a avaliação dos professores, que a líder do PSD defende que deve manter-se. Contudo, entendeu a presidente social-democrata 'agora, também já se viu que este sistema não serve para avaliar, só serviu para paralisar. Portanto, insistir nisso seria o chamado suicídio, que evidentemente julgo que ninguém defende'.
C.Manhã

Colocação de professores “para breve”

O Ministério da Educação (ME) garante que as listas definitivas de colocação de professores estão prestes a ser divulgadas, mas não indica uma data precisa. Fonte oficial do ME disse ao CM que a publicação das listas "está para breve", garantindo que "não há qualquer problema".



Segundo Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), as listas devem ser divulgadas a partir de hoje, "de acordo com o calendário previsto". O dirigente sindical considera a data tardia, pois afecta a planificação do próximo ano lectivo. "É tarde para as escolas e o Ministério devia ter previsto isso." Milhares de professores aguardam pela divulgação para saber em que escola irão dar aulas.

Pela primeira vez, os docentes serão colocados por um período de quatro anos, depois de o último concurso os ter fixado por três anos.

B.E

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Calendário escolar para o ano lectivo 2009/2010

O calendário escolar para o próximo ano lectivo determina que as aulas para os estabelecimentos de ensino básico e secundário tenham início entre os dias 10 e 15 de Setembro de 2009, enquanto para a educação pré-escolas o começo das actividades está previsto entre 9 e 15 de Setembro de 2009.

Para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos as aulas terminam a partir de 8 de
Junho de 2010, enquanto para os restantes anos de escolaridade o ano lectivo acaba a partir de 18 de Junho de 2010.


No período em que decorrem os exames nacionais, as escolas devem adoptar as medidas necessárias para que os alunos dos anos de escolaridade não sujeitos a exame tenham o máximo de dias efectivos de actividades escolares, de modo a garantir o cumprimento integral dos programas das diferentes disciplinas e áreas curriculares.

Para as interrupções lectivas estão previstas as seguintes datas: de 19 de Dezembro de 2009 a 3 de Janeiro de 2010, de 15 a 17 de Fevereiro de 2010, e de 27 de Março a 11 de Abril de 2010.

As actividades educativas nos estabelecimentos do ensino pré-escolar terminam entre 5 e 9 de Julho de 2010.

As interrupções estão previstas por um período de cinco dias úteis, seguidos ou interpolados, entre os dias 21 de Dezembro de 2009 e 1 de Janeiro de 2010, e entre 29 de Março e 5 de Abril de 2010.

Haverá, também, um período de interrupção das actividades educativas entre os dias 15 e 17 de Fevereiro de 2010.

Nos estabelecimentos particulares do ensino especial dependentes de cooperativas e associações de pais que tenham acordo com o Ministério da Educação, as actividades lectivas principiam no dia 3 de Setembro de 2009 e terminam no dia 18 de Junho de 2010.

Nestes estabelecimentos, as interrupções das actividades ocorrem entre os dias 21 e 25 de Dezembro de 2009, 15 e 17 de Fevereiro de 2010, e 2 e 5 de Abril de 2010.

Dia do diploma

No dia 11 de Setembro, as escolas e os agrupamentos que leccionem o ensino secundário deverão promover, envolvendo a respectiva comunidade educativa, uma acção formal de entrega dos certificados e dos diplomas aos alunos que, no ano lectivo anterior, tenham terminado o ensino secundário.


Educação Pré-Escolar - Quadro n.º 1
Início das actividades lectivasTermo das actividades lectivas
Entre 9 e 15 de SetembroEntre 5 e 9 de Julho


Educação Pré-Escolar - Quadro n.º 2
Interrupções das actividades educativas5 dias úteis (seguidos ou interpolados)
1.ºEntre 21 de Dezembro e 1 de Janeiro, inclusive
2.ºDe 15 a 17 de Fevereiro, inclusive
3.ºEntre 29 de Março e 5 de Abril, inclusive

Ensinos Básico e Secundário - Quadro n.º 1
1.º Período
InícioEntre 10 e 15 de Setembro
Termo18 de Dezembro

2.º Período
Início4 de Janeiro
Termo26 de Março

3.º Período
Início12 de Abril
Termo8 de Junho para o 9.º, 11.º e 12.º anos e 18 de Junho para os restantes anos de escolaridade


Ensinos Básico e Secundário - Quadro n.º 2

InterrupçõesDatas
1.ºDe 19 de Dezembro a 3 de Janeiro, inclusive
2.ºDe 15 a 17 de Fevereiro, inclusive
3.ºDe 27 de Março a 11 de Abril, inclusive

Ensino Especial - Quadro n.º 1

1.º Período
Início3 de Setembro
Termo8 de Janeiro

2.º Período
Início13 de Janeiro
Termo18 de Junho


Ensino Especial - Quadro n.º 2
InterrupçõesDatas
1.ºDe 21 de Dezembro a 25 de Dezembro, inclusive
2.ºDe 15 a 17 de Fevereiro, inclusive
3.ºDe 2 a 5 de Abril, inclusive
Mais informações

Ver despacho (a aguardar publicação no Diário da República), emhttp://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3864&fileName=ME__Calend_rio_Escolar__AF.pdf.