sexta-feira, 1 de junho de 2018

Biografia - Abd al-Rahman III an-Nasir li-din Allah ibn Mamad al-Qurtubi khalifa al-Qurtubi

Califa árabe nascido provavelmente em Córdoba, na Espanha muçulmana, fundador do califado omíada de Córdoba (929-961), independente do califado de Bagdá, e um hábil estrategista que conseguiu submeter a seu poder toda a Espanha muçulmana, além de deter o avanço dos reinos cristãos. A Espanha muçulmana era uma província independente desde o estabelecimento do poder abássida. Quando os Abássidas capturaram Damasco, um dos príncipes omíadas, Abd al-Rahman I, escapou e fez uma longa jornada para Espanha, onde fundou um reino omíada. Com a ajuda dos berberes e dos árabes da Síria, apoderou-se de Córdoba (756) e dominou a maior parte do país, iniciando assim a era dourada do Islam na Espanha. Córdoba foi fundada como capital e em breve se tornou a maior cidade não só pela sua população mas também do ponto de vista cultural e da vida intelectual. Os Omíadas reinaram por mais de dois séculos até que, enfraquecidos, foram substituídos por governantes locais. Ao suceder ao avô, o emir Abd Allah, por vontade deste, no cargo de emir de Córdoba, com apenas 21 anos, o III recebeu um reino fragmentado em províncias com alto grau de autonomia. O emirado se achava ameaçado também pelos poderosos reinos cristãos, especialmente o de Leão, e pelo expansionismo do califado fatímida egípcio. Ao iniciar seu reinado (912), tomou uma iniciativa audaciosa. Exigiu a submissão absoluta de todos os súditos, em troca do perdão para os que acatassem sua soberania, e ameaçou os rebeldes com severos castigos. Em poucos anos, conseguiu o domínio de quase todo o território do emirado andaluz, a Espanha muçulmana, embora tenham persistido focos de resistência em algumas províncias, como o que foi liderado por Omar ibn Hafsun, em Granada e Jaén. Ibn Hafsun morreu (917), mas sua fortaleza de Bobastro ainda permaneceu independente por mais de dez anos. Conquistou Pamplona (924) e proclamou-se califa (929), sucessor do profeta e príncipe dos crentes, o que supunha a independência religiosa de al-Andalus, ou seja, título que aliava a autoridade política à religiosa. Durante os anos seguintes as conquistas se sucederam: Badajoz (930), Ceuta (931) e Toledo (933). A conquista de Toledo consolidou o poder cordobês (933). Durante seu reinado, o califado conquistou um extraordinário poder político e militar, comparável ao dos impérios germânico e bizantino. A pujança do califado foi pouco afetada pela derrota sofrida em Simancas (939), para Ramiro II de Leão. Córdoba viveu seu período de maior esplendor e prevaleceu sobre os reinados cristãos.. A cidade foi embelezada com a ampliação da mesquita e a construção do alcáçar, e iniciou a construção da cidade-palácio de Medinat al-Zahara, a noroeste de Córdoba (936). Protegeu a produção têxtil, investiu na agricultura e buscou abrir novos mercados. Criou a escola de medicina mais antiga de Europa e favoreceu o estudo da astronomía das matemáticas. Quando morreu deixou como herança à Espanha muçulmana uma economia próspera, intensa atividade cultural e uma comunidade fraterna, na qual conviviam mouros, judeus e cristãos. Na evolução de al-Andalus, a denominação árabe da Espanha muçulmana, é possível distinguir-se três períodos: o emirado dependente (714-756), no qual o território foi convertido em uma província do Islã sob a soberania dos califas omíadas de Damasco; o emirado independente (756-929), constituído quando Abd al-Rahman I, membro da destronada dinastia omíada chegou ao poder e deixou de obedecer a Bagdá e ao califado abássida; e, por último, o califado omíada, iniciado quando o então emir se proclamou califa (929), o que representou a independência religiosa de al-Andalus. Posteriormente, as diferenças entre os grupos étnicos provocaram a fragmentação desse domínio em numerosos reinos de taifas na metade do século XI.

Biografia retirada de NetSaber

Biografia - Abulqasim Mohamed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashim, Maomé ou Mohammed ou Mafoma ou Mafamede

(Profeta árabe)
570-632

Profeta árabe nascido em Meca, na atual Arábia Saudita e na época, era um importante e próspero centro comercial e religioso, cujo nome próprio é derivado do verbo hâmada e que significa digno de louvor, fundador da religião muçulmana e do império árabe. Pertencia ao clã dos Hashim, de Banu Hashim, um dos ramos da tribo dos coraixitas (Qoreish, Quraish ou Qoraish), guardiã da Caaba, templo nacional do povo árabe que abrigava os ídolos de todas as tribos da península e os deuses da religião de todos os chefes de caravana que ali passavam, mais de 360 deuses. Órfão muito cedo, foi criado primeiramente pelo avô paterno, Abd al-Mutalib, e mais tarde pelo tio, Abu Talib, coletor de impostos e mercador, que o iniciou nas artes do comércio. Preocupado com a idéia de restabelecer a religião monoteísta de Abraão, Ibrahim em árabe, teve na religião sua área de interesse privilegiado, tornando-se um político talentoso, chefe militar e legislador. Aos 25 anos, já com a reputação de comerciante honesto e bem-sucedido, casou-se com a rica viúva Cadidja, 15 anos mais velha do que ele. O matrimônio durou até a morte de Cadidja (617), num castelo pertencente a Abu Talib, que morreria dois anos após, onde o profeta estava refugiado. Segundo a tradição, aos 40 anos recebeu a missão de pregar as revelações trazidas de Deus pelo arcanjo Gabriel. As revelações teriam se repetido durante toda a vida do profeta e logo começaram a ser registradas por escrito e com elas compôs o Alcorão ou Corão (Al no árabe equivale ao nosso artigo o). Seu monoteísmo chocava-se com as crenças tradicionais das tribos semitas e foi obrigado a fugir para Iatribe (622), atual Medina ou Madinat an Nabi, isto é, Cidade do Profeta, onde as tribos árabes viviam em permanente tensão entre si e com os judeus. Estabeleceu a paz entre as tribos árabes e com as comunidades judaicas e começou uma luta contra Meca pelo controle das rotas comerciais. Conquistou Meca (630) e, de volta a Medina, morreu dois anos depois, sem haver nomeado um sucessor, porém deixando uma comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada em torno aos preceitos do Corão, cuja edição definitiva seria publicada alguns anos após (650). A nova religião foi chamada islamismo ou Islã, que significa submissão à vontade divina, e seus adeptos, muçulmanos, os que se submeteram.

Notícia retirada daqui

Questionário - Economia

Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Questionário - Economia


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Postal Antigo - Estocolmo - Anoitecer em Estocolmo e linhas do caminho de ferro


Vídeo - RUN-DMC - "Walk This Way"

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Um conselho universal


Se conseguem constantemente se aproveitar de você, isso pode ser reflexo de sua baixa auto-estima. Assim que a sua autoconfiança aumentar, aqueles que quiserem tirar proveito de seus recursos vão desaparecer. Descubra por si mesmo quais são os seus pontos fortes, lembre-se de seus méritos, determine seus sonhos, desejos e objetivos.

Procure lidar com a situação com base em fatos, e não em emoções. Você verá que consegue viver numa boa sem se submeter a ajudas desnecessárias a gente aproveitadora. Caso contrário, só viverá a vida dos outros, mas nunca a sua.

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Ajude razoavelmente


Os pedidos aparecem sob a forma de uma tempestade tropical e até com pantomimas teatrais? Algo como “Além de você, não tenho mais ninguém a quem recorrer”, “Coloque-se no meu lugar”, “Você é minha última esperança”, “Caso contrário, eu me perderei”.

Ok, quando alguém pede dessa forma, apenas uma pessoa com nervos de aço resistirá a ceder. Tendo recebido o desejado, esse amigo sofredor não aparece até que seu próximo “problema” apareça. Ao perceber que o mesmo script é repetido toda cada vez, o melhor é refletir sobre isso.

O que fazer? Os problemas que se repetem regularmente e são resolvidos graças à sua ajuda são um bom sinal de que essa pessoa só está perto de você por interesse. Faça a si mesmo estas duas perguntas: É realmente importante para mim me comunicar com ela e eu realmente quero ajudá-la? Se não, por que todos esses inconvenientes?

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Compare o que recebe com o que você dá


Alguém vem com um tratamento sob o formato “serviço em troca de serviço” e você, considerando essa pessoa muito útil, aceita. Mas, em troca, pedem muito mais. Por exemplo, um gerente de eventos consegue para um amigo economista um ingresso barato e bastante acessível de um show. E pede em troca que o amigo elabore um novo plano de negócios para a empresa que gerencia. Isso é uma troca coerente?

O que fazer? Antes de se apressar para responder com admiração “sim!”, descubra quais serviços você terá de fazer em troca e compare com o que recebe. Leve o tempo que for necessário para analisar e descobrir tudo o que está relacionado à proposta que o manipulador está tentando “vender” para você

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Se a decisão já foi tomada, vá embora


Uma situação semelhante ocorre em um relacionamento amigável ou romântico. Um amigo / amiga ou seu parceiro o ignora, ou mesmo se comporta de maneira indecorosa e ofensiva. Mas, assim que decide cortar esse relacionamento destrutivo, o outro tenta recuperá-lo com todas as suas forças. O que, claro, lisonjeia sua vaidade. Você sente que é necessário, que controla a situação. E assim por diante, num círculo interminável de auto-engano.

O que fazer? Na verdade, você não é o dono da situação. Muito provavelmente, está preso ao manipulador. Sente-se e anote todos os prós e contras desse relacionamento. Há outras coisas que você não gosta? Em seguida, termine com base em uma conclusão lógica de uma vez por todas. Explique o motivo de forma clara e tranquila e não volte atrás para conversar sobre isso, nem com essa pessoa.

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Não tenha medo de colocar um preço


Se você é um profissional de qualquer campo (por exemplo, escreve bons textos, faz massagens, traduz do chinês), ou se tem passatempos interessantes (por exemplo, pinta quadros, compõe música, trabalha com contabilidade, ou é um bom tradutor), com certeza haverá pessoas que parecem que querem receber os resultados do seu trabalho gratuitamente. Se dizer “não” é algo difícil para você, talvez acabe trabalhando de graça e perdendo todo o seu tempo livre em supostas obras de “caridade” em favor daqueles que estão longe de serem necessitados, mas que simplesmente poderíamos considerar meros aproveitadores. Ah, e cuidado com aquelas propostas de sociedade de gente com um discurso como “não tenho dinheiro para te pagar agora, mas quando meu projeto der resultados, você crescerá comigo e vai ganhar bem”. Pura balela! Trabalho tem custo e você deve cobra-lo.

O que fazer? É claro que, ao saber que esse trabalho tem um custo econômico, o manipulador irá imediatamente acusá-lo de tentar se aproveitar da situação. Responda com base no argumento de que todo trabalho deve ser remunerado, independentemente de quem o faça, explicando o motivo do preço estipulado. A pessoa continua insistindo? Para casos extremos, será melhor ignorar a questão e distanciar-se.

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Não se deixe enganar pelos elogios


A princípio, você recebe inúmeros elogios sem parar: “Ah, você é tão sociável! Tem um círculo social maravilhoso e possui um emprego incrível! Com certeza ganha um bom salário. Também dirige um carro? Que bom que não vivemos tão distantes”. Com isso seu “limite de proteção” caiu drasticamente. Se você realmente é tão bem relacionado, esse tipo de elogio só indica que a pessoa quer usar e abusar de seus contatos com gente influente. Ou pedir dinheiro emprestado.

O que fazer? Dar um elogio ou não é uma decisão de cada pessoa. Você não pediu a ninguém para elogiá-lo. Portanto, não tenha pressa em aceitar nem em fazer promessas das quais possa se arrepender depois. Agradeça pelas palavras gentis que são dirigidas a você. Mas descarte com coragem os pedidos que contradizem seus princípios.

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Curiosidade - Formas de não ser manipulado por gente oportunista - Livre-se dos sentimentos de culpa


Para alcançar seus objetivos, os manipuladores mostram-se frequentemente ofendidos. Você se sente culpado, acreditando que realmente feriu os sentimentos dessa pessoa. Como resultado, tenta “corrigir” suas ações que desencadearam uma reação desse tipo, de modo que está disposto a cumprir todas as missivas, condições e, às vezes, até mesmo as exigências do outro, mesmo que sejam totalmente contrárias aos seus interesses

O que fazer? Se você realmente cometeu um erro, analise: em que ponto exatamente suas ações foram tomadas? E remedie apenas as consequências. Por exemplo, você acidentalmente empurrou um colega de trabalho e ele derramou café no chão. Desculpe-se e chame o responsável pela limpeza do local ou limpe você mesmo. Mas, é só isso... Ele também está pedindo para você terminar uma tarefa complicada atribuída a ele? Parece que esta situação não se encaixa.

https://incrivel.club/inspiracao-psicologia/6-maneiras-de-mudar-as-atitudes-dos-outros-em-relacao-a-voce-500460/

Há 96 mil candidaturas de professores para 3500 lugares no quadro


É um recorde na história dos concursos de colocação de professores dos últimos anos. O número de candidaturas a um lugar no quadro quase que se aproximou este ano dos 100 mil. Mais concretamente foram aceites 96.044 candidaturas quando as vagas existentes para os professores contratados entrarem na carreira são apenas 3486.

As listas provisórias dos dois concursos externos abertos para a entrada no quadro de contratados, e também as do concurso interno destinado aos professores que estão na carreira e querem mudar de escola, foram publicadas na terça-feira à noite no site da Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE).

E o que elas mostram, no que respeita ao concurso externo extraordinário é o seguinte: foram apresentadas 39.299 candidaturas, quando no ano passado, para o mesmo tipo de procedimento, se tinham registado 9911. Já no que respeita ao concurso externo ordinário foram apresentadas 56.745 candidaturas, um número que, embora superior, está próxima da média (cerca de 50 mil) registada noutros anos para este concurso.

O número de candidaturas nunca é igual ao de candidatos, porque os professores podem concorrer não só aos dois concursos, como também a mais do que um grupo de recrutamento (disciplina). Estando feita esta precisão, voltemos ao que foi diferente este ano.

O Ministério da Educação (ME) esclarece que o aumento registado se deve ao facto de “não terem sido estabelecidos critérios específicos que limitem quem pode ser opositor [candidato] e, por isso, podem ser opositores todos os que cumprem os critérios gerais, com as adaptações, no que ao concurso externo extraordinário diz respeito, da lei do Orçamento do Estado”.

E o que quer isto dizer na prática? O dirigente da Federação Nacional de Professores, Vítor Godinho, especifica as mudanças ocorridas este ano. Por um lado, no concurso de vinculação extraordinária, o ME deixou cair um dos principais requisitos que vigoraram em 2017 e que restringiam a entrada no quadro a contratados que já tivessem 12 anos de serviço, “bastando agora que tenha tido pelo menos um contrato com o ME”.

Por outro lado, a Assembleia da República inscreveu na lei do Orçamento do Estado para 2018 que os professores têm de entrar no quadro quando cumprem três contratos sucessivos em horários completos e anuais, ou seja se o docente for sucessivamente contratado para dar 22 horas de aulas semanais durante todo o ano lectivo. E também foi abandonada a exigência de que estes contratos tivessem de ser cumpridos no mesmo grupo de recrutamento (disciplina).

Estes docentes entrarão no quadro ao abrigo da chamada norma-travão, criada pelo ex-ministro Nuno Crato, e aplicada pela primeira vez em 2015, para responder a uma directiva europeia que proíbe a utilização abusiva dos contratos a prazo. Durante o Governo anterior, exigiu-se que os docentes tivessem pelo menos cinco anos com contratos sucessivos, no mesmo grupo de recrutamento. A actual tutela já tinha reduzido este limiar para quatro anos a contrato, mas sempre na mesma disciplina.

Com as vagas abertas para a entrada no quadro em 2018/2019, subirá para cerca de 12.000 o número de professores contratados que acedem à carreira por via desta “norma-travão”.

A realização este ano de um novo concurso extraordinário foi também plasmada na lei do Orçamento do Estado, com o objectivo de assegurar que o número de vagas para a entrada na carreira neste e no concurso ordinário não fosse inferior ao que aconteceu em 2017. Então foi posto a concurso um total 3462 vagas, agora estão disponíveis 3486.

Destas, 2084 foram abertas para o concurso extraordinário, a que se juntam outras 45 destinadas apenas à vinculação do pessoal docente das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado que se encontra em funções nas escolas artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto.

Para o concurso ordinário existem 1236 vagas, a que somam mais 121 que têm apenas como destinatários os docentes do ensino artístico especializado da música e da dança.

A primeira prioridade em ambos os concursos está reservada aos professores da “norma-travão” e também aos docentes e técnicos especializados em Língua Gestual Portuguesa, na sequência da criação de um grupo de recrutamento próprio já este ano.

Nestes concursos para a entrada no quadro de professores contratados existem três prioridades, sendo que em norma esta transição só é conseguida no contingente dos que ocupam a primeira posição. 

https://www.publico.pt/2018/05/31/sociedade/noticia/ha-96-mil-candidaturas-de-professores-para-3500-lugares-no-quadro-1832770

Diretores preocupados com alunos que ficavam com avós e terão de mudar de escola


Manuela Machado é diretora do Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, e conhece vários casos de alunos que têm como encarregados de educação os avós, que são quem fica com eles quando as aulas acabam e os pais ainda não chegaram do trabalho. 

O Ministério da Educação decidiu alterar as regras relativas às matrículas, passando a exigir que os alunos vivam com os seus encarregados de educação e que tal seja confirmado pela Autoridade Tributária, como forma de tentar controlar a apresentação de moradas falsas.

Até este ano, muitas famílias declaravam os avós ou outros familiares como encarregados de educação, conseguindo vaga numa escola que lhes era mais conveniente.

Agora, no caso dos alunos que mudam de ciclo, as famílias já não podem inscrever os filhos nessas escolas caso a morada apresentada seja de um familiar que efetivamente não vive com a criança.

Preocupada com estes casos, Manuela Machado contou à Lusa que enviou um e-mail à secretária de estado da Educação, Alexandra Leitão, no qual alerta para o problema.

 “Enquanto diretora este é um ponto que me preocupa porque realmente há vários miúdos que ficam com os avós”, contou à Lusa Manuela Machado, que também pertence à direção da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Segundo o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) há muitas famílias que estão a ser impedidas de inscrever os filhos com a morada dos avós, mesmo havendo vagas nas escolas.

 “Temos recebido chamadas de muitos pais preocupados porque as escolas não estão a aceitar as inscrições dos seus filhos com a morada dos avós, que é quem realmente fica com eles depois das aulas”, contou à Lusa o presidente da CONFAP, Jorge Ascensão.

Para Jorge Ascensão, as escolas deveriam aceitar as inscrições, até porque neste momento não é possível saber se depois de colocados todos os alunos que vivem na zona ainda irão sobrar vagas que permitam a entrada estas crianças.
“Vão surgir muitas famílias nesta situação”, alertou, lembrando os pais que vivem num distrito e trabalham num outro e que contam com a ajuda dos avós para ficar com os filhos até à hora a que chegar a casa.

Contactado pela Lusa, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, lembrou que as regras mudaram e que as escolas estão a fazer o que está definido na lei.
No entanto, Filinto Lima também reconhece que o diploma vai prejudicar muitas famílias que contavam com a ajuda dos avós.

https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=135623&langid=1

Governo assume baixas taxas de inclusão na educação especial e altera legislação


De acordo com o ministério, trata-se de “uma constatação” que justifica uma revisão do quadro legal em vigor, ontem aprovada, por forma a criar condições para “a construção de uma escola progressivamente mais inclusiva”. 

O governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, um novo regime legal em que defende cooperação e trabalho de equipa na “identificação de medidas de acesso ao currículo e às aprendizagens”. 

A promoção da relação entre o professor de educação especial e os professores da turma é um dos princípios orientadores do documento. 

O Ministério da Educação frisa, em comunicado, que o objetivo é responder à “diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos”, através do aumento da participação na aprendizagem e na comunidade.

Compromete-se também com medidas de apoio e afirma que o diploma consagra as áreas curriculares e os “recursos específicos a mobilizar” para responder às necessidades educativas de todas as crianças e jovens, nas diferentes modalidades de educação e formação. 

O trabalho com os alunos deverá ser definido e acompanhado por uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.

O comunicado do Conselho de Ministros anuncia, por seu lado, que o decreto-lei que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, hoje aprovado, tem como eixo central a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, “encontrando formas de lidar com essa diferença”.

Deverá, assim, adequar os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, “mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa”. 

O Conselho Nacional de Educação (CNE) revelou em 11 de maio que via como positivo o projeto de decreto-lei sobre educação inclusiva que lhe foi remetido pelo Ministério da Educação, mas recomendou um reforço dos recursos humanos nas escolas e turmas mais pequenas. 

O diploma abrange a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

Sindicatos afirmam que o despacho de organização do ano letivo foi a gota que fez precipitar a greve


“Quando hoje somos confrontados com um projeto que repete o que já existe – e a grande expectativa sobre os horários recaía precisamente sobre este documento – isso é gozar com as pessoas. São compromissos que vêm de novembro. Não começámos a falar no assunto agora. Estamos em fim de maio e o que eles dizem é que para o ano é tudo igual. Não dá para esperar mais. Este pré-aviso com esta distância toda tem também um motivo, que é dizer ao ministro que não estamos a ameaçar, a fazer ‘bluff’ ou a brincar. Estamos a dizer que têm que atender àquilo com que se comprometeram”, disse à Lusa o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. 

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a Federação Nacional de Educação e os oito outros sindicatos da educação que subscreveram a declaração de compromisso com o Governo assinada em novembro convocaram ontem uma greve às avaliações de final de ano letivo, com início marcado para 18 de junho, mas sem data para acabar, admitindo as estruturas que se possa prolongar até julho.

Mário Nogueira sublinhou que a expectativa era a de que o DOAL “trouxesse novidades”, lembrando até que foi o Ministério da Educação que pediu contributos aos sindicatos sobre horários e trabalho burocrático, uma informação que os sindicatos dizem ter remetido e que esperavam ver vertida para a proposta de diploma.

“Nem se percebe, porque é que há um novo despacho porque é igual”, criticou o sindicalista. 

Por seu lado, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, remeteu para quarta-feira uma posição pública oficial da federação que representa, por ainda não ter estudo a fundo a proposta, mas a primeira impressão não foi a melhor.

“Não gostei do que para já lá vi”, disse, acrescentando que esperava que o DOAL fosse “a confirmação de que se vão corrigir os critérios sobre a atribuição de tarefas que os professores desenvolvem na componente letiva e na componente não letiva”, sendo isso que está em falta. 

Dias da Silva criticou a ausência de regras para limitar o tempo de trabalho na componente não letiva, “o poço sem fundo onde as escolas vão buscar tudo o que precisam para poderem funcionar”.

“Esta resposta que era essencial não chegou hoje. A reunião é para a semana”, disse o líder da FNE, acrescentando que “quem convoca uma greve também a desconvoca”, mas para isso são necessárias “respostas muito concretas a matérias essenciais que têm estado em cima da mesa”, nomeadamente as que constam da declaração de compromisso. 

“O Ministério da Educação não pode continuar a ter um discurso que está tudo bem na educação quando os seus profissionais estão profundamente desvalorizados, desmotivados, descontentes, porque não veem a consideração e respeito que deveriam merecer por parte da tutela, não veem nenhum sinal nesse sentido”, disse Dias da Silva. 

Os sindicatos de professores marcaram hoje greve às reuniões de avaliação do ensino básico e secundário, e também pré-escolar, a partir de 18 de junho, mas admitindo que a paralisação possa prolongar-se até julho.    

Os sindicatos têm agendadas reuniões de negociação com o Ministério da Educação (ME) para 4, 5 e 6 de junho, mas decidiram avançar já com o anúncio de greve às avaliações, responsabilizando a tutela por isso. 
  
A marcação de uma greve a uma semana do retomar de negociações é, declaradamente, uma forma de pressionar o ME a aproximar posições às dos sindicatos.  

Para além da greve às avaliações, os sindicatos dos professores anunciaram também a intenção de se juntarem a outros sindicatos da administração pública na luta pelas suas reivindicações.

https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=135664&langid=1

Autonomia e Flexibilidade Curricular - 16 de junho


Manifestação Nacional - 9 Junho


Sindicatos de Professores decidem convocar greve às avaliações nos ensinos básico e secundário e na educação pré-escolar


Em 18 de novembro de 2017, governo e organizações sindicais de professores chegaram a um compromisso que previa a recuperação do tempo de serviço congelado para efeitos de progressão na carreira, bem como a negociação de medidas que dessem resposta a dois problemas que afetam gravemente a profissão docente: o acentuado desgaste físico e psíquico que resulta, essencialmente, da sobrecarga de trabalho a que se sujeitam, muita dela burocrática, e aos horários de trabalho que, ilegalmente, lhes são impostos; o acelerado envelhecimento do corpo docentes, exigindo-se medidas promotoras de rejuvenescimento, designadamente a aprovação de regras próprias para a aposentação.

Meio ano depois, apesar das reuniões realizadas, nenhum destes compromissos foi cumprido e aos problemas que já existiam juntaram-se outros relacionados, principalmente, com os concursos de professores.

Os professores e educadores lutaram muito ao longo do ano e no passado dia 19 de maio realizaram a maior Manifestação da década, com mais de 50.000 professores na rua, numa grandiosa demonstração de protesto e exigência que, contudo, o governo parece não ter compreendido.

Nesse dia 19 de maio, as organizações sindicais de professores e educadores afirmaram que das reuniões previstas para 4 de junho (com a presença do ministro em representação do governo) e para 5 e 6 de junho (para negociação do despacho sobre a organização do próximo ano letivo) teriam de sair propostas que constituíssem soluções para os problemas identificados e para concretização dos compromissos assumidos pelo governo em novembro passado.

Porém, apenas quatro dias depois da Manifestação Nacional dos Professores, em 23 de maio (quarta-feira passada), a equipa ministerial da Educação esteve na Assembleia da República, em Audição, onde reiterou a intenção de eliminar mais de 70% do tempo de serviço congelado e reafirmou todas as posições, incluindo as de legalidade duvidosa, relativas aos concursos de professores. Os horários de trabalho e a aposentação foram assuntos ausentes nas respostas do ministro, ainda que, sobre esses aspetos, lhe tivessem sido colocadas questões diretas.

As organizações sindicais acompanharam presencialmente a Audição avaliando-a negativamente, dada a ausência de respostas concretas do ministro, e considerando-a um péssimo prenúncio para a reunião do próximo dia 4 de junho. Hoje, confirmou-se que o ministério da Educação e o governo não compreenderam o significado da Manifestação Nacional do passado dia 19 de maio e não querem, realmente, resolver qualquer problema. Só assim se entende o projeto de despacho sobre a organização do ano letivo 2018/19, enviado de manhã às organizações sindicais, que não altera absolutamente nada sobre os horários dos professores, mantendo a ilegalidade, e chega até a ser mais negativo que o anterior, por exemplo, em relação à direção de turma.

Face a esta situação, marcada pela insensibilidade do governo e do ministério da Educação em relação às justíssimas reivindicações dos professores, mas, também, pelo incumprimento dos compromissos assumidos no início do ano letivo, as organizações sindicais de professores e educadores decidem:

- Marcar greve à atividade de avaliação a partir do dia 18 de junho, com incidência nas reuniões de conselho de turma dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, bem como, a partir de 22 de junho, às reuniões da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, prevendo que, num primeiro momento, a greve se prolongue até final de junho, podendo continuar em julho;

- Encetar, de imediato, contactos com organizações sindicais de outros setores da Administração Pública a quem o governo também recusa recuperar, para efeitos de carreira, o tempo de serviço congelado no sentido de serem desenvolvidas ações e lutas conjuntas, com vista a eliminar a discriminação que o governo pretende impor a um conjunto largo de trabalhadores.

As organizações sindicais de professores e educadores decidem entregar, ainda hoje, o pré-aviso de greve, não por qualquer questão de ordem legal, mas para que o governo compreenda que não poderá chegar às reuniões de 4, 5 e 6 de junho sem propostas que deem resposta aos problemas que afetam os docentes.

Lisboa, 28 de maio de 2018

As organizações sindicais de professores e educadores

ASPL – FENPROF – FNE - PRÓ-ORDEM – SEPLEU – SINAPE – SINDEP – SIPE – SIPPEB - SPLIU