segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Professor de Filosofia...


Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.
Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
'Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdessemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.'
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: 'Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo'.

Carta aberta à nova Ministra da Educação


Cara professora Isabel Alçada, Senhora Ministra da Educação,

A ideia que temos de si é, certamente, comum à de milhares de professores e educadores: é a ideia de uma professora que – em conjunto com Ana Maria Magalhães – consagrou uma grande parte da sua vida profissional (e não só), de forma dedicada e persistente, à escrita de livros destinados aos seus alunos e aos dos outros colegas da profissão, com a preocupação de que essas crianças e jovens adquirissem o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita.
Esta mesma preocupação é comum a milhares de colegas que, ao longo da sua vida profissional, no anonimato mas com empenho, têm posto em prática estratégias de ensino diversificadas e inovadoras, nomeadamente, a realização de projectos ambiciosos, sempre com o mesmo objectivo: promover o sucesso escolar e educativo dos seus alunos, elevar o grau de literacia do povo português.
Foi, aliás, este combate pela literacia que presidiu à defesa da criação de um Plano Nacional de Leitura (PNL), por muitos de nós, PNL que o governo de Sócrates acabou por adoptar e onde a professora Isabel Alçada assumiu, honrosamente, o lugar de Comissária.

Cara professora Isabel Alçada, Senhora Ministra da Educação,

Com o seu saber de experiência feito, reconhecerá, como ninguém, quão complexa e exigente é, hoje, a missão da Escola e o que a sociedade espera dela.
Uma Escola onde se encontram as nossas crianças e adolescentes e que nela fazem convergir a diversidade e a heterogeneidade da realidade social em que vivemos.
Ninguém vai poder exigir à Escola que altere as múltiplas diferenças sociais, nem o ritmo alucinante da vida das famílias, marcadas por fenómenos de migração, trabalho desregulamentado ou desemprego.
Mas é no meio de todo este turbilhão social, a que se acrescentam as novas “tecnologias da informação” – proporcionando aos alunos o acesso ao conhecimento, sem espaço e sem tempo, onde o virtual e o real se confundem – que a Escola existe, a Escola onde se tem de ensinar e aprender, onde é imperioso investir na formação integral dos alunos, ajudando-os a crescer como seres livres e intervenientes, preparados para participar na construção de uma civilização comum, que deve ser preservada por todos.
A professora Isabel Alçada sabe – como todos os que trabalham no ensino – o quanto se exige a cada professor para gerir turmas numerosas, onde são integrados, por vezes, alguns alunos com necessidades educativas permanentes, a chamada “educação especial”.
Mais do que nunca, exige-se do corpo docente de cada escola – e dos restantes trabalhadores que nela estão colocados – a capacidade de criar ambientes de tranquilidade, propiciadores de aprendizagens e aquisição de métodos de trabalho, de formas democráticas de relacionamento com o mundo, assentes na liberdade e na formação de uma consciência crítica.
Por isso, ganha toda a força o conteúdo da Lei de Bases do Sistema Educativo, defendendo a existência de professores reflexivos, capazes de partilhar as suas experiências e de organizar as melhores respostas a dar a cada aluno, em particular, por razões da sua especificidade, e a todos eles, em geral, por desejarem, naturalmente, ver satisfeitas as suas expectativas de aprendizagem.
A anterior Ministra da Educação marcou a sua prática governativa com uma actuação que foi o contrário deste paradigma de Escola Democrática.
Dividiu os professores e educadores em categorias artificiais; impôs-lhes uma avaliação incoerente e injusta, assim como um horário de trabalho completamente desajustado da especificidade da função docente; estabeleceu um regime de aposentação insuportável; retirou, a dezenas de milhar de professores, o direito a uma carreira; atirou muitos deles para a sujeição ao regime de recibos verdes; deu mais um golpe do que resta nas escolas da democracia de Abril; desvalorizou os diplomas atribuidos aos jovens professores pelas suas instituições de formação, que os declararam habilitados para o ensino, e sujeitou-os a provas de ingresso na profissão.

Cara professora Isabel Alçada, Senhora Ministra da Educação,

O desafio que aceitou receber nas suas mãos é demasiado ambicioso, face às exigências do desenvolvimento da Educação neste país.
Responder a este desafio, de forma positiva, implica apoiar-se naqueles que – apesar de todas as dificuldades e vicissitudes – não regatearam esforços para responder aos seus alunos, e que, por eles e pela Escola pública, vieram quase todos encher as ruas de Lisboa, pedindo: “Deixem-nos ser professores!”.
Apoiar-se neles é responder às direcções sindicais, em particular às da FENPROF e da FNE, que pedem a suspensão imediata do regime de avaliação do desempenho docente e a revogação do ECD, abolindo as falsas categorias em que foram divididos os professores.
Está nas suas mãos esta viragem positiva, uma viragem que é legítimo esperar-se de uma professora.
A CDEP, que tem como objectivo contribuir para que seja realizada a unidade entre todas as organizações que defendem a Escola Pública, laica e democrática – que forme primeiro o Homem e só depois o Trabalhador – apoiará todos os passos que forem dados neste sentido, continuando a defender as reivindicações que unem todos os docentes, nomeadamente:
- a colocação por concurso dos docentes e auxiliares da acção educativa necessários às escolas;
- o restabelecimento da carreira única e de uma avaliação formativa e sem quotas;
- a abolição da prova de ingresso na carreira;
- o respeito pelas especificidades das crianças com necessidades educativas especiais;
- o restabelecimento da gestão democrática das escolas;
- o restabelecimento do vínculo ao Estado para todos os trabalhadores das escolas e restantes serviços públicos.

A Comissão de Defesa da Escola Pública (CDEP) considera que, se a Senhora Ministra da Educação agir neste sentido, terá seguramente o apoio e o reconhecimento da esmagadora maioria dos docentes e de todos quantos ambicionam ver vingar em Portugal uma verdadeira Escola Pública, laica e democrática.

domingo, 15 de novembro de 2009

Manual Escolar 2.0

Caros Professores,

O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores.

Neste sentido, vimos por este meio convidá-los a visitar o nosso site, em 
http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt, e participar nas diversas discussões que permanentemente decorrem.

Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à sua espera!

Até breve,

Filipe Medeiros
Manual Escolar 2.0
http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt

sábado, 14 de novembro de 2009

ClassMarker – uma ferramenta online para criar e gerir os seus testes

Cada professor pode criar uma quantidade ilimitada de turmas e distribuir testes diferentes por essas turmas. Tem igualmente a possibilidade de colocar imagens nos testes, bem como definir um tempo-limite para a sua execução. Os tipos de testes são variados, como veremos de seguida.


Este projecto tem também uma componente paga, que envolve, essencialmente, as estatísticas globais por aluno.

Será sobre a área gratuita que nos iremos debruçar, de uma forma resumida, para que fique com uma ideia sustentada sobre as potencialidades do ClassMarker.

A partir de http://www.classmarker.com terá de fazer o seu registo e depois começar a construir os seus testes, perguntas e turmas.

Para criar um novo teste, deverá ir a My Tests – create new test. Poderá então colocar o nome desejado e clicar em add new test.

Pode dividir os testes em categorias da sua conveniência. Para criar essas categorias, terá de aceder, no menu lateral, a My Tests – Categories e no campo Add new category inserir o nome pretendido. Posteriormente, pode editar as designações dadas às suas categorias.

Para adicionar perguntas a cada teste, tem duas opções:
- adicionar perguntas já existentes, a partir do seu banco de perguntas – My Tests – nome do teste – view options – Enter new questions directly into this test;
- criar novas perguntas directamente para o teste.

Para criar perguntas a partir da base de dados, deverá ir a My Tests  – Question bank e clicar em add question. Existem vários tipos de perguntas:

MC (Multiple Choice) – Escolha múltipla com uma resposta certa
MR (Multiple Response) –  Escolha múltipla com mais que uma resposta certa
True/False – Verdadeiro/Falso
Free text – Texto livre
Punctuation – Pontuação
Essay – Ensaio

Quando são criadas as perguntas, exceptuando, claro, a modalidade ensaio, o professor estabelece à partida a(s) resposta(s) certas(s).

Em My Tests – Set default test settings tem a hipótese de escolher as opções por defeito para as suas perguntas. Por exemplo, se os alunos vêem os resultados dos testes após os terem realizado, o tempo disponível para responder a cada questão, quantas perguntas aparecem por página, quantos valores atribuir a cada resposta certa, entre outras situações.

Para criar uma nova turma, ir a My classes e clicar em Create new class. No passo seguinte, dê um nome à turma e clique em Create class.

Para distribuir um teste por uma turma, no menu lateral clique em Assign tests, abaixo do nome da turma para a qual quer enviar os testes.

Seguindo o procedimento anterior, em Administer learner pode enviar mensagens personalizadas para as suas turmas, além de ter as opções de ver, registar e apagar alunos.

O registo de alunos pode ser efectuado um a um ou em massa. Neste segundo caso, em My Classes – nome da turma – Administer learners no campo Register learners in a batch terá apenas de inserir o primeiro e último nome de cada aluno a registar.

Tem a opção de criar uma password única para todos ou, então, o próprio sistema pode automaticamente atribuir a cada aluno um nome de utilizador e uma palavra-passe.

Caso pretenda que sejam os seus alunos a fazerem a inscrição, o ClassMarker dá a hipótese de gerar códigos automáticos para depois serem distribuídos aos alunos que se vão registar numa determinada turma.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BIPP - Banco de Informação de Pais para Pais



O BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada em 2005 por um grupo de pais de crianças com necessidades especiais. Tem como principal objectivo ORIENTAR FAMÍLIAS cujo destino lhes tenha colocado nas mãos crianças com deficiências.
 



A necessidade de ORIENTAÇÃO DAS FAMÍLIAS de pessoas com necessidades especiais advém da constatação da falta de resposta do Estado para com estas.

O BIPP nasceu para a integração e a eficiência na disponibilização da informação sobre os serviços existentes (públicos e privados) que possam dar resposta às necessidades específicas das pessoas com necessidades especiais.

O BIPP nasceu também para apoiar o desenvolvimento desses mesmos serviços e será o único banco de informação organizado e completo a permitir um cruzamento das informações necessárias para orientar a vida de cada pessoa com cada caso específico.

O BIPP é um CENTRO DE PARCERIAS, ou seja, só através das parcerias com todas as instituições públicas e privadas, associações, escolas e centros terapêuticos e com a disponibilização da informação actualizada dos serviços é  que o BIPP consegue ser uma excelente capacidade de resposta. O BIPP não trabalha com uma ou outra deficiência, trabalha com todas.

A acção do BIPP, é disponibilizada de 2 formas:
ESPAÇO BIPP - Situado na R Rosa Araújo em Lisboa, na sede do Automóvel Club de Portugal,  um espaço onde se encontram técnicos especializados   que orientam  aàs famílias na busca das soluções mais eficientes para cada problema.  Disponibilizam toda a informação permanentemente actualizada dos serviços de saúde, educação, apoios, legislação e integração no mercado de trabalho, públicos e privados
BIPP ONLINE - através de um portal que permite às famílias informarem-se, partilhando e trocando autonomamente informações. Este portal funciona como ferramenta de suporte a toda esta informação e está sempre em actualização visando a melhoria e eficácia das respostas dadas às famílias, técnicos, escolas, associações e todos os que convivem e lidam com cidadãos especiais.

Quantos aos objectivos do BIPP, são:
1.     Orientar as famílias para os diversos recursos existentes na sociedade.
2.     Facilitar o acesso à informação disponível para responder a cada deficiência, tornando-a facilmente acessível às famílias. Promover as sinergias entre os vários serviços e recursos existentes, de forma a evitar a duplicação de esforços, através do Portal BIPP.
3.     Possibilitar à pessoa com deficiência uma vida com sentido e com um caminho definido, em termos escolares, familiares e comunitários (através do acesso privilegiado a toda a informação disponível, tendo a mais valia de usufruir de uma rede de parceiros que maximizam os recursos disponíveis para dar resposta a cada deficiência).
4.     Dar apoio aos familiares que, invadidos por sentimentos de frustração, culpa e dúvida, têm de decidir o caminho a tomar (através das actividades dinamizadas pelos Centros de Atendimento).
5.     Colaborar no desenvolvimento dos recursos já existentes para as pessoas com deficiência (através das actividades dinamizadas pelos Centros de Atendimento).

 
             Aproveite para visitar o portal em www.bipp.pt

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Legislação


 
Publicado em Diário da República
 
― Portaria n.º 1361/2009. D.R. n.º 208, Série I de 2009-10-27dos Ministérios da Economia e da Inovação, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação
Primeira alteração à Portaria n.º 57/2009de 21 de Janeiro, que regula as condições de acesso, de organização e funcionamento, bem como a avaliação e certificação das aprendizagens dos cursos de técnicas de cozinha/pastelaria, de técnicas de serviço de restauração e bebidas e de operações turísticas e hoteleiras, integrados na oferta formativa promovida pelo Turismo de Portugal, I. P., ministrados pelas escolas de hotelaria e turismo.
 
― Despacho n.º 23505/2009. D.R. n.º 208, Série II de 2009-10-27dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação
Extingue a Comissão Nacional de Hemofilia e o Fundo de Apoio aos Hemofílicos Infectados com o Vírus da SIDA e responsabiliza a Direcção-Geral da Saúde pela articulação e acompanhamento das actividades desenvolvidas pela Associação Portuguesa dos Hemofílicos.
 
― Contrato n.º 365/2009. D.R. n.º 208, Série II de 2009-10-27, do Ministério da Educação e Município de Mafra
Contrato de execução de transferência em matéria de educação, com o Município de Mafra.
 
― Contrato n.º 366/2009. D.R. n.º 208, Série II de 2009-10-27, do Ministério da Educação e Município de Odivelas
Contrato de execução de transferência em matéria de educação, com o Município de Odivelas.
 
― Contrato n.º 367/2009. D.R. n.º 208, Série II de 2009-10-27, do Ministério da Educação e Município de Tomar
Contrato de execução de transferência em matéria de educação, com o Município de Tomar.
 
Nomeia, sob proposta do Primeiro-Ministro, os Ministros do XVIII Governo Constitucional.
 

Para publicação em Diário da República
 

― Declaração da Ministra da Educação
Reconhece que a Academia de Música de Arouca, é uma entidade que se enquadra na alínea g) do nº.6 daquele artigo do E.B.F. e que prossegue actividades regulares consideradas de interesse educacional.
 
― Despacho Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Criação do Pólo de Ensino e Formação D. João de Castro.

 
Informações Gerais
 

― Workshop de Desenvolvimento Profissional Europeu eTwinning
Realizou-se nos dias 29 a 31 de Outubro 2009, um Workshop de Desenvolvimento Profissional Europeu eTwinning, intitulado Mobile Technologies.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Inauguração da Biblioteca Escolar da EB1 Hortas de Santo António - Agrupamento V. de Escolas Duarte Pacheco
No passado dia 26 de Outubro, o Agrupamento Vertical de Escolas Duarte Pacheco (Loulé) inaugurou a Biblioteca Escolar da Escola EB1 das Hortas de Santo António.
Para mais informações: http://www.drealg.min-edu.pt
 
― Green Cork na Escola II
Sob o lema 'Eu, Condómino da Terra', a Quercus leva a cabo, à semelhança do ano anterior, o projecto Green Cork na Escola II. Para além da recolha das rolhas de cortiça usadas, propõe o desenvolvimento de uma série de actividades práticas, onde as escolas, os professores, os alunos e a restante comunidade escolar, poderão participar activamente em acções de cuidar das partes comuns do Planeta Terra.
 
― Aviso Urgente: Candidatura Financeira - Cursos EFA
Solicita-se a todas as escolas / Agrupamentos de Escolas da rede pública que submeteram uma candidatura financeira ao POPH, no âmbito dos cursos EFA, a verificação da mesma, nomeadamente no que diz respeito à correcta selecção das rubricas. Solicita-se, ainda, a devida atenção para a inscrição em orçamento da componente de Contrapartida Pública Nacional – 30% do financiamento máximo elegível de uma candidatura.
Para mais informações: http://www.drealentejo.pt
 
― Concurso escolar de vídeos sobre a gripe
Gripe, câmara, acção! é um concurso dirigido a estudantes do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário que consiste na produção de um vídeo informativo sobre sintomas e prevenção da gripe. Inscrições até 22 de Dezembro.
Para mais informações: http://www.gripenet.pt/videos/

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

4º Encontro Internacional - Saúde Escolar



                          4º Encontro Internacional

                                    Saúde Escolar


Com o Alto Patrocínio da Exmª Sr. Dra. Maria Cavaco Silva realiza-se nos dias 20 e 21 de Novembro o 4º Encontro Internacional de Saúde Escolar, no M'AR DE AR Muralhas Hotel, em Évora, organizado pela Associação Portuguesa de Saúde Escolar e Universitária (APSEU).
 


Comemoração dos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança,dentro do encontro internacional a decorrer em 20 e 21 de Novembro em Évora, onse serão reunidos trabalhos de crianças de todo o mundo.
 
Toda a informação no site www.apseu.org 
 
Atalho para o programa: http://www.apseu.org/forum.pdf

Campanha de Troca de Lâmpadas


Considerando o sucesso que a iniciativa “Campanha de Troca de Lâmpadas” teve junto das escolas, e para corresponder aos pedidos de diversas escolas que não tiveram ainda a oportunidade de participar nesta Campanha, a DGIDC e a EDP decidiram prolongar o período de inscrição na Campanha de Troca de Lâmpadas.


Desta forma, as escolas que ainda não tiveram oportunidade de se inscrever na Campanha de Troca de Lâmpadas têm agora a possibilidade de o fazer, até ao dia 13 de Novembroatravés do preenchimento da ficha de inscrição disponível em:http://area.dgidc.min-edu.pt/troca_lampadas/login.asp


Em http://www.amb3e.pt/ pode encontrar-se informação sobre o processo de reciclagem de lâmpadas.
O Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP estão a promover uma acção nacional de distribuição gratuita de 2,5 milhões de lâmpadas eficientes *.

Esta acção insere-se no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e promove a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.

A Campanha de Troca de Lâmpadas dirige-se às comunidades educativas das escolas básicas dos 2º e 3º ciclos.


Na sequência da inscrição cada escola irá organizar, entre 15 de Outubro e 30 de Novembro, actividades de sensibilização para a eficiência energética para o que serão distribuídos:


  • A quantidade de lâmpadas solicitadas
  • 1 rolo com 10 cartazes
  • Sacos plásticos (1 por cada 4 lâmpadas)
  • Folha A5 com autocolantes (1 por cada 4 lâmpadas)
  • Folhetos trípticos ( 1 por cada 4 lâmpadas)
Cada lâmpada incandescente pode ser trocada por 4 lâmpadas economizadoras de energia de 11W, havendo também para distribuição lâmpadas de 8W, 14W, 15W e 17W.

O resultado das actividades de sensibilização para a eficiência energética desenvolvidas em cada escola, documentado através de textos, fotos ou vídeos, deverá ser submetido aqui até 1 semana após a realização dessas actividades.



*oferta limitada ao stock existente

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projecto Pensarápido


Numa altura em que nos encontramos na área das tecnologias, é de todo o interesse investigar e apresentar propostas no âmbito das tecnologias educativas.

Este projecto surge neste contexto. Pretende-se de uma forma global que os alunos possuam uma ferramenta de estudo interactiva e apelativa.

O projecto consiste num ambiente gráfico onde os alunos das diferentes escolas podem interagir (trabalho cooperativo em rede) e podem responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser leccionados na componente lectiva (curricular).

Cria-se desta forma um espaço alternativo para ocupação do tempo livre dos alunos.

Participantes
- Nível de escolaridade: 3º e 4º anos de escolaridade
- Número de turmas / alunos: Conforme número de inscrições

Objectivos
- Criar condições para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar;
- Fomentar o trabalho em rede e dinamizar relações de convívio, camaradagem e respeito mútuo;
- Permitir aos alunos acessos a recursos informáticos;
- Promover a interacção das escolas com o meio e o mundo;
- Motivar os alunos através do uso das novas tecnologias contribuindo para a promoção do sucesso escolar;
- Incentivar nos alunos o gosto pelo estudo, promovendo aprendizagens activas, interessantes e promissoras;
- Criar condições de acessibilidade cultural e tecnológico;
- Desenvolver um espaço virtual de cariz lúdico-didáctico;
- Utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.

Recursos
- Computadores;
- Ligação à Internet.

Para mais informações aceda ao Portal de Tecnologias Educativas – Educ@TIC

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A LISTA DE COISAS QUE NÃO SABEMOS


Os Três Reis Magos:
O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.


As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:
1 - As Pirâmides do Egipto
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia
3 - O Mausoléu de Helicarnasso (ou o Túmulo de Máusolo em Éfeso)
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.

As 7 Notas Musicais
A origem é uma homenagem a São João Baptista, com seu hino :
Ut queant laxis (dó) Para que possam
Re sonare fibris ressoar as
Mira gestorum maravilhas de teus feitos
Fa mulli tuorum com largos cantos
Sol ve polluit apaga os erros
La bii reatum dos lábios manchados
Sancti Ioannis Ó São João

Os Sete Pecados Capitais
Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo
Gula - Avareza - Soberba - Luxúria - Preguiça - Ira - Inveja


As Sete Virtudes
Para combater os pecados capitais
Temperança - Generosidade - Humildade - Castidade - Disciplina - Paciência - Caridade

Os Sete dias da Semana e os "Sete Planetas"
Os dias, nos demais idiomas - com excessão da língua portuguesa - mantém os nomes dos sete corpos celestes conhecidos desde os babilónios:
Domingo dia do Sol
Segunda dia da Lua.
Terça dia de Marte
Quarta dia de Mercúrio
Quinta dia de Júpiter
Sexta dia de Vénus
Sábado dia de Saturno

As Sete Cores do Arco-Íris
Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Vermelho - Laranja - Amarelo - Verde - Azul - Anil - Violeta

Os Dez Mandamentos:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o Seu Santo Nome em vão
3º Guardar os sábados
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Os Doze Meses do Ano
Janeiro: Homenagem ao Deus Janus, protector dos lares
Fevereiro: Mês do festival de Februália (purificação dos pecados) em Roma;
Março: Em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
Abril: Derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
Maio: Acredita-se que se origine de Maia, deusa do crescimento das plantas;
Junho: Mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
Setembro: Era o sétimo mês. Vem do latim septem;
Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
Novembro: Vem do latim novem (nove);
Dezembro: Era o décimo mês.

Os Doze Apóstolos
Simão Pedro - Tiago (o maior) - João - Filipe - Bartolomeu - Mateus - Tiago (o menor) - Simão - Judas Tadeu - Judas Iscariotes - André - Tomé
Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Doze Profetas do Antigo Testamento
Isaías - Jeremias - Jonas - Naum - Baruque - Ezequiel - Daniel - Oséias - Joel - Abdias - Habacuque - Amos

Os Quatro Evangelistas e a Esfinge
Lucas representado pelo touro
Marcos representado pelo leão
João representado pela águia
Mateus representado pelo anjo

Os Quatro Elementos e os Signos
Terra Touro - Virgem - Capricórnio
Água Câncer - Escorpião - Peixes
Fogo Carneiro - Leão - Sagitário
Ar Gémeos - Balança - Aquário

As Musas da Mitologia Grega
a quem se atribuía a inspiração das ciências e das artes
1 - Urânia astronomia
2 - Tália comédia
3 - Calíope eloqüência e epopéia
4 - Polímnia retórica
5 - Euterpe música e poesia lírica
6 - Clio história
7 - Érato poesia de amor
8 - Terpsícore dança
9 - Melpômene tragédia

Os Sete Sábios da Grécia Antiga:
1 - Sólon, 2 - Pítaco, 3 - Quílon, 4 - Tales de Mileto, 5 - Cleóbulo, 6 - Bias, 7 - Períandro

Os Múltiplos de Dez
Os prefixos usados em Megabytes, Kilowatt, milímetro...
Yotta Y = 1024 = 1.000.000.000.000.000.000.000.000
Zetta Z = 1021 = 1.000.000.000.000.000.000.000
Exa E = 1018 = 1.000.000.000.000.000.000
Peta P = 1015 = 1.000.000.000.000.000
Tera T = 1012 = 1.000.000.000.000
Giga G = 109 = 1.000.000.000
Mega M = 106 = 1.000.000
Kilo k = 103 = 1.000
Hecto h = 102 = 100
Deca da = 101 = 10
Uni = 100 = 1
Deci d = 10-1 = 0,1
Centi c = 10-2 = 0,01
Mili m = 10-3 = 0,001
Micro µ = 10-6 = 0,000.0001
Nano n = 10-9 = 0,000.000.001
Pico p = 10-12 = 0,000.000.000.001
Femto f = 10-15 = 0,000.000.000.000.001
Atto a = 10-18 = 0,000.000.000.000.000.001
Zepto z = 10-21 = 0,000.000.000.000.000.000.001
Yocto y = 10-24 = 0,000.000.000.000.000.000.000.001
Exa deriva da palavra grega "hexa" que significa "seis"
Penta deriva da palavra grega "pente" que significa "cinco"
Tera do grego "téras" que significa "monstro"
Giga do grego "gígas" que significa "gigante"
Mega do grego "mégas" que significa "grande"
Hecto do grego "hekatón" que significa "cem"
Deca do grego "déka" que significa "dez"
Deci do latim "decimu" que significa "décimo"
Mili do latim "millesimu" que significa "milésimo"
Micro do grego "mikrós" que significa "pequeno"
Nano do grego "nánnos" que significa "anão"
Pico do italiano "piccolo" que significa "pequeno"
Femto do dinamarquês "femten" que significa "quinze"
Atto do dinamarquês "atten" que significa "dezoito"
zepto e zetta derivam do latim "septem" que significa "sete"
yocto e yotta derivam do latim "octo" que significa "oito"

Conversão entre unidades:
cavalo-vapor 1 cv = 735,5 Watts
horsepower 1 hp = 745,7 Watts
polegada 1 in (1??) = 2,54 cm
pé 1 ft (1?) = 30,48 cm
jarda 1 yd = 0,9144 m
angström 1 Å = 10-10 m
milha marítima =1852 m
milha terrestre 1mi = 1609 m
tonelada 1 t = 1000 kg
libra 1 lb = 0,4536 kg
hectare 1 ha = 10.000 m2
metro cúbico 1 m3 = 1000 l
minuto 1 min = 60 s
hora 1 h = 60 min = 3600 s
grau Celsius 0 ºC = 32 ºF = 273 K (Kelvin)
grau fahrenheit =32 + 1,8 x ºC

Os Dez Números Arábicos
Os símbolos tem a ver com os ângulos:
o 0 não tem ângulos
o número 1 tem 1 ângulo
o número 2 tem 2 ângulos
o número 3 tem 3 ângulos
etc...

As Datas de Casamento:
1 ano Bodas de Algodão
2 anos Bodas de Papel
3 anos Bodas de Trigo ou Couro
4 anos Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 anos Bodas de Madeira ou Ferro
10 anos Bodas de Estanho ou Zinco
15 anos Bodas de Cristal
20 anos Bodas de Porcelana
25 anos Bodas de Prata
30 anos Bodas de Pérola
35 anos Bodas de Coral
40 anos Bodas de Rubi ou Esmeralda
45 anos Bodas de Platina ou Safira
50 anos Bodas de Ouro
55 anos Bodas de Ametista
60 anos Bodas de Diamante ou Jade
65 anos Bodas de Ferro ou Safira
70 anos Bodas de Vinho
75 anos Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos Bodas de Nogueira ou Carvalho

Os Sete Anões:
Dunga - Zangado - Atchin - Soneca - Mestre - Dengoso - Feliz

Você Sabia?
1 Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: "O Killed" (zero mortos). Daí surgiu a expressão " O.K." para indicar que tudo está bem.
2 Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao referirem-se a São José, diziam sempre " Pater Putativus", (ou seja: "Pai Suposto") abreviando em P.P. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os " José" de "Pepe".
3 Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Espadas: Rei David (Israel) - Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedónia) - Copas: Carlos Magno (França) - Ouros: Júlio César (Roma)
4 No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito " é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus ". O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra " kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?
5 Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio repetia " Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram-no ao inglês, "kangaroo" (canguru ). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: "Não te entendo".
6 A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar e o índio respondeu " Yucatán". Mas o espanhol não sabia que ele estava informando "Não sou daqui".
7 Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada "PEDRO IVO". Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D. Pedro I, que quando foi Rei de Portugal, foi aclamado como "Pedro IV" (quarto). Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um "O" no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser...