quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alunos preferem escolha múltipla

Mais de 47 mil alunos foram ontem de manhã chamados a realizar provas de Biologia e Geologia, Matemática Aplicada às Ciências Sociais (dos 10º, 11º e 12º anos) e História B, do 12º ano. No final, os alunos classificaram as perguntas como simples e fáceis.



A exemplo do primeiro dia, em que faltaram 9362 alunos, também ontem um elevado número de alunos não compareceu a exame. O número de ausentes acabou praticamente por duplicar, com 18 509 alunos, ou seja, 28% do total. Destes, 16 496 faltaram a Biologia e Geologia (31%). A maior percentagem de ausências (40%) ocorreu nos Açores.

No segundo dia, da primeira fase, dos Exames Nacionais do Secundário, a esmagadora maioria dos alunos inscritos realizou a prova de Biologia e Geologia. Um exame exigido para concorrer, por exemplo, ao curso de Medicina, cujo acesso depende da obtenção de notas elevadas.

Segundo os alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, foi o tipo de perguntas, com escolha múltipla, que facilitou a realização do teste. "Acaba por ser mais fácil e temos maior certeza se a resposta por nós escolhida é a correcta", disse ao CM Tiago Silva, 17 anos, aluno do 11º ano, da área de Ciências e Tecnologia, que pretende seguir Desporto na Universidade. Opinião partilhada por Gonçalo Cardeal, 16 anos, também aluno do 11º ano, que deu por bem empregue as quatro horas que estudou, por dia, Biologia e Geologia na última semana.

A confiança reinava também na Escola Clara de Resende, no Porto. As opiniões ouvidas pelo CM eram unânimes: "Aprova foi fácil. "Não estava muito nervosa e estou à espera de uma boa nota", disse Marta Pereira, de 17 anos.

EXAME DE MATEMÁTICA "EQUILIBRADO"

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), numa análise à prova de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, realizada ontem, considera que "uma preparação razoável do aluno" resultaria em "respostas correctas a todas ou quase todas as questões". No entanto, a SPM diz que as "classificações finais vão depender dos critérios de classificação". "Critérios de classificação laxistas não permitirão tirar conclusões", acrescenta.

Sobre a estrutura da prova, a SPM refere a existência de "exageros na contextualização" e a omissão "de parte significativa do programa do segundo ano". Em relação à terceira pergunta, aponta-se o dedo a uma ambiguidade que "não deveria existir, potencialmente perturbadora para os alunos". Num parecer, a Associação de Professores de Matemática considera que a prova "está em conformidade" e que é um exame "equilibrado".

335 MIL PRESTAM PROVAS AMANHÃ

Amanhã , dia em que fazem também exame os alunos do 9º ano, deverão prestar prova mais de 335 mil estudantes, um dos dias mais concorridos da época. Estão inscritos para a prova de Língua Portuguesa do 9º ano de escolaridade 250 mil alunos. No 12º, para Físico Química A, estão inscritos 58 mil e para Geografia A, 22 mil. Para História da Cultura e das Artes estão inscritos 6500 alunos.

TESTEMUNHOS

"FOI FÁCIL, MAS ESTAVA MUITO BEM PREPARADO" (João Poças, 18 anos, Porto)

"Correu bem, saiu exactamente o que estava à espera. Para mim foi muito fácil, mas também estava muito bem preparado. Passei o ano todo a estudar para este exame, já que era a minha específica para entrar em Farmácia, na Universidade do Porto. Na última semana, intensifiquei a preparação. Para que consiga entrar no curso que quero, preciso de 17 valores. Apesar de ter feito a prova sem dificuldade, não sei se dá para chegar lá."

"AS PERGUNTAS TINHAM ALGUMAS RASTEIRAS" (Sónia Alves, 18 anos, Faro)

"A prova de Biologia e Geologia correu-me mais ou menos. Não venho muito satisfeita, pois julgo que as perguntas tinham algumas rasteiras, das quais não me consegui livrar integralmente. Ainda por cima, a média está algo baixa e esta prova não deve permitir grande aumento. Quero seguir Veterinária, talvez em Portalegre, pelo que seria importante ter uma média mais alta. Confesso que estou um pouco desiludida, mesmo algo desanimada, mas vamos esperar, calmamente, pelos resultados."

"O EXAME ERA ACESSÍVEL E ESPERO TER BOA NOTA" (Filipe Almeida, 16 anos, Lisboa)

"O exame de Biologia e Geologia correu bastante bem, era acessível e espero ter boa nota. Mesmo em questões de tempo, duas horas penso ser suficiente. Acho que dei por bem empregue as três horas que estudei por dia. Em média li um livro por dia até ao exame. A maior confusão surgiu nas questões relativas às erupções vulcânicas. O tema estava um pouco complicado e tive alguma dificuldade para responder à pergunta de desenvolvimento. Mas vamos ver, estou confiante."

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO MIN. DA EDUCAÇÃO

PROVA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - 11.º E 12.º ANOS - PROVA 702 - 1.ª FASE

GRUPO I

1.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (D)

2.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (C)

3.

Versão 1 – Opção (A)

Versão 2 – Opção (C)

4.

Versão 1

A – V; B – VIII; C – II; D – VI; E – III.

Versão 2

A – III; B – V; C – VIII; D – II; E – VI.

5.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (A)

6.

A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

- Em ambiente aquático (hidrosfera), os primeiros seres fotossintéticos libertaram oxigénio;

- O oxigénio libertado acumulou-se na atmosfera, permitindo a formação da camada de ozono;

- Uma vez que a camada de ozono filtra as radiações ultravioleta, nocivas à vida, os seres vivos puderam, então, colonizar o meio terrestre.

GRUPO II

1.

Versão 1 – Opção (A)

Versão 2 – Opção (D)

2.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (B)

3.

Versão 1 – Opção (D)

Versão 2 – Opção (A)

4.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (C)

5.

Versão 1 – Opção (D)

Versão 2 – Opção (C)

6.

A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

- A investigação realizada em C. dromedarius mostrou que os animais que não foram tosquiados perderam menos água por transpiração;

- A pelagem impede que a temperatura atingida à superfície do pêlo seja sentida ao nível da pele;

- A pelagem (ao isolar termicamente o animal) diminui as perdas de água por transpiração.

7.

A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

- As condições favoráveis encontradas pelos camelos introduzidos no ecossistema australiano permitiram o seu sobredesenvolvimento (praga/espécie exótica infestante);

- O excesso de população interferiu no equilíbrio das espécies nativas, levando à competição com elas e à sua destruição, só remediada com o abate da espécie infestante.

GRUPO III

1.

Versão 1 – Opção (D)

Versão 2 – Opção (B)

2.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (B)

3.

Versão 1 – Opção (D)

Versão 2 – Opção (B)

4.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (A)

5.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (A)

6.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (C)

7.

A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

- Um ponto quente é alimentado por magma basáltico (que origina erupções efusivas);

- Yellowstone é uma região continental, constituída por rochas ácidas (ricas em sílica);

- Ao ascender, o magma basáltico incorpora material de origem continental, que torna a mistura mais viscosa, promovendo erupções explosivas.

GRUPO IV

1.

Versão 1 – Opção (A)

Versão 2 – Opção (C)

2.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (C)

3.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (D)

4.

Versão 1 – Opção (B)

Versão 2 – Opção (A)

5.

Versão 1 – A, D, F, C, B, E (ou D, F, C, B, E)

Versão 2 – A, C, E, B, F, D (ou C, E, B, F, D)

6.

Versão 1 – Opção (C)

Versão 2 – Opção (B)

7.

Versão 1 – Opção (A)

Versão 2 – Opção (B)

8.

A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

- Com a subida da água do mar, as raízes dos pinheiros vão ficar em contacto com água mais rica (concentrada) em sais;

- A entrada de água por osmose tenderá a diminuir, uma vez que diminuirá o gradiente de concentrações entre as células da raiz e a solução do solo.

CALENDÁRIO

ENSINO SECUNDÁRIO (1.ª fase)

18 de Junho

09h00 Desenho A

09h00 Alemão

09h00 Espanhol

09h00 Francês

09h00 Inglês

14h00 Economia A

19 de Junho

09h00 Português Língua não-materna

14h00 Física Química A

14h00 Geografia A

17h00 História da Cultura e das Artes

22 de Junho

09h00 Aplicações Informáticas B

14h00 Geometria Descritiva A

14h00 Latim A

23 de Junho

09h00 Língua Portuguesa

09h00 Matemática B

09h00 Matemática A

14h00 História A

ENSINO BÁSICO (9.º ano)

1.ª chamada

19 de Junho

09h00 Língua Portuguesa

09h00 Português Língua não-materna

22 de Junho

09h00 Matemática

2.ª chamada

25 de Junho

09h00 Língua Portuguesa

26 de Junho

09h00 Matemática

13 de Julho

09h00 Língua Portuguesa não-materna

Sem comentários: