A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) defende que as escolas públicas adoptem um uniforme para os alunos, com o objectivo de esbater as desigualdades sociais. António Amaral, vice-presidente da confederação e presidente da Federação Regional de Setúbal, afirma ao CM que "a adopção de um uniforme é um assunto muitas vezes discutido nas escolas, numa altura em que se ultimam os pormenores dos regulamentos internos".
A questão surge na sequência da notícia publicada o CM: a EB 2,3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo (Palmela), aconselha a não utilização de decotes exagerados e saias muito curtas. "A utilização de um emblema para cada escola ou agrupamento permitiria aos alunos criar uma identificação com a escola", explica António Amaral.
Quanto à possibilidade de as escolas adoptarem o uniforme à escala nacional, António Amaral refere que "na generalidade dos casos seria difícil, pois existe muita resistência por parte de alguns pais e, principalmente, dos alunos". No entanto, o vice--presidente da Confap assegura que há muitas escolas com condições para isso acontecer. "A escola pública pretende-se igual para todos, mas há situações de alunos que aparecem com roupa de marca e outras crianças que nem a higiene básica fazem. A existência de um uniforme iria esbater as desigualdades sociais."
Mário Grazina, da Associação de Pais da EB 2,3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, reconhece que há pais que não concordam com o regulamento interno que proíbe a utilização de roupa inapropriada. "No início de cada ano lectivo, todos os alunos e pais são informados do regulamento. Sabemos que nem todos estão de acordo, mas nunca fomos abordados por pais ou encarregados de educação a manifestarem-se contra a medida", explicou Mário Grazina ao CM, mostrando total apoio à alínea introduzida em 2005 e que proíbe decotes e minissaias.
Compete a cada escola definir o regulamento interno, podendo definir a utilização de um uniforme caso exista consenso na comunidade escolar. Há inúmeras instituições privadas que obrigam os alunos à utilização de um uniforme.
André Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário