domingo, 8 de maio de 2022

Reduzir, reutilizar e reciclar: como se faz?

https://ensina.rtp.pt/artigo/visiokids-reciclagem/

Os VisioKids explicam o que é reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.

“VisioKids” é uma série que explora as curiosidades e questões da ciência de modo informal e divertido. Os personagens, cinco amigos, representam diferentes áreas do conhecimento e partilham as suas aventuras e experiências para ensinarem os fundamentos da ciência.

Atómico é especialista em energia, luz, química e novos materiais, Bit interessa-se por informática e robótica, Cassiopeia gosta de geografia, animais, plantas e ambiente, Cósmico viaja pelo sistema solar, astronomia e astrofísica e Vita conhece o corpo humano o ADN e a vida.

Juntos mostram, no Ensina, como a ciência também é divertida.

As origens da energia num minuto

https://ensina.rtp.pt/artigo/as-origens-da-energia-num-minuto/

Energia é tudo o que produz movimento, ação, força ou trabalho. Esta grandeza física presente no universo é consumida em grandes quantidades nas nossas atividades diárias. Como se obtem? De onde vem a luz que ilumina as casas? O Infominuto explica.

O que podes fazer na Mata da Machada

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-podes-fazer-na-mata-da-machada/

Pedalar, caminhar, observar aves mas não só. Na área protegida da Mata da Machada e do Sapal do rio Coina existe um Centro de Educação Ambiental que promove atividades ligadas à proteção, valorização e conservação da natureza. Vamos lá neste Minuto Verde.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.


 

A vida selvagem da Gorongosa

https://ensina.rtp.pt/artigo/a-vida-selvagem-da-gorongosa/

Mantendo as devidas distâncias, é possível ver leões, elefantes, crocodilos, hipópotamos, pássaros exóticos e muitas outras espécies neste parque com cerca de 4 mil quilómetros quadrados! Vamos lá? A visita à Gorongosa, em Moçambique, é no Minuto Verde.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.

Andar nas dunas mas sem pisar

https://ensina.rtp.pt/artigo/andar-nas-dunas-mas-sem-pisar/

Mais do que montanhas de areia, as dunas protegem a costa e são habitat de espécies únicas. Apesar de serem áreas de preservação permanente, estão sob ameaça constante, muito por culpa do homem que não as respeita. O Minuto Verde explica o que fazer.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.


 

Silêncio… vamos observar pássaros na Lagoa de Albufeira

https://ensina.rtp.pt/artigo/silencio-vamos-observar-passaros-na-lagoa-de-albufeira/

Uma das mais importantes zonas de circulação e nidificação de aves da Europa fica na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra. Composta por outras duas lagoas, tem vários circuitos e observatórios que permitem ver de perto muitas espécies. O Minuto Verde esteve lá.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.

Um estuário com lebres, cenouras e batatas do mar?

https://ensina.rtp.pt/artigo/um-estuario-com-lebres-cenouras-e-batatas-do-mar/

Provavelmente nunca ouviste falar destas espécies, talvez duvides até da sua existência, mas se explorares o estuário do rio Sado vais ficar surpreendido. Neste episódio, o Minuto Verde desafia-te a descobrir um tesouro que se chama biodiversidade.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.

Ir a banhos sem enterococos

https://ensina.rtp.pt/artigo/ir-a-banhos-sem-enterococos/

Existem organismos microbiológicos impróprios para banhos de mar ou de rio. Para evitar doenças, a qualidade da água das praias é analisada todos os anos. O que se deve então fazer antes de mergulhar? Fica um conselho neste episódio do Minuto Verde.

O “Minuto Verde” ensina comportamentos amigos do ambiente. Conservar, prevenir, poupar, são alguns verbos muito ativos nesta rubrica apresentada na RTP, feita em parceria com a Quercus, a Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em apenas 60 segundos são aconselhadas as melhores práticas ambientais para uma cidadania ecológica.

sábado, 23 de abril de 2022

"Os bebés começaram a chorar quando viram as educadoras sem máscara". Conselhos e dicas para lidar com os mais novos nesta altura



O uso de máscara deixou de ser obrigatório esta sexta-feira. Mas houve quem estranhasse. Pediatra aconselha educadoras a, por exemplo, irem tirando a máscara gradualmente, ou fazendo brincadeiras
Há quatro meses que a rotina de Marta é praticamente a mesma. De manhã, deixa o filho no berçário, em Lisboa, antes de ir trabalhar. À entrada são habitualmente recebidos pela mesma educadora, que fica com Gastão, de apenas sete meses: "Eu entrego-o todos os dias e ele fica alegre da vida. As educadoras são super simpáticas e divertidas".

Mas esta sexta-feira algo mudou. As máscaras deixaram de ser obrigatórias (com algumas exceções) e as educadoras desta creche, que recebe crianças dos três meses aos três anos, abdicaram do equipamento de proteção, o que provocou uma reação entre Gastão e os colegas.


"O Gastão, que nunca chora, começou a chorar ao colo da funcionária que o pegou ao colo", relata Marta Brigham à CNN Portugal, detalhando que os bebés que estavam a ser entregues na mesma altura que o filho estavam igualmente receosos. "Os bebés começaram a chorar quando viram as educadoras sem máscara", relata a mãe.

"Fiquei com o coração partido porque o Gastão vai para o berçário desde os três meses. É uma criança muito sociável e não estranha uma pessoa com máscara", lamentou a mãe, que acrescentou: "O estranho para ele é ver pessoas sem máscaras".

Em entrevista à CNN Portugal, o pediatra Manuel Ferreira de Magalhães explica que, no caso de crianças pequenas e que estão em idade pré-escolar, "o contacto que tiveram com pessoas fora do seio familiar foi com máscara e, para elas, começou a ser o normal".

"A realidade destas crianças sempre foi aquela, então desenvolveram estratégias" para perceberem melhor as emoções, refere o pediatra.

Mas a falta de pistas sociais e emotivas - como por exemplo o sorriso - a que as crianças se habituaram tornou-se também num fator negativo em termos de desenvolvimento social e emocional, adverte, por sua vez, o pediatra.

"Até eu estranhei": máscara também influencia a perceção dos adultos
Nesta creche não foram só as crianças que ficaram de pé atrás. Também as mães, confessa Marta, encararam as educadoras de forma diferente: "Até eu estranhei. Nunca as tinha visto sem máscara". 

O pediatra Manuel Ferreira de Magalhães indica que a utilização de máscara "é uma situação que altera a perceção de qualquer pessoa - até nos adultos".

"Enquanto socializamos com máscara, não conseguimos perceber bem as expressões", começa por explicar o pediatra, exemplificando que, quando conhecemos alguém pela primeira vez e essa pessoa está de máscara, temos tendência a imaginar como serão as feições dela - e por norma é sempre para melhor.

"A nossa mente idealiza a perfeição sempre. E os bebés não são diferentes", indica Manuel Ferreira de Magalhães, que justifica: "Quando tiraram a máscara, o bebé não reconheceu a pessoa e vai estranhar" e, para tal, é preciso um novo conhecimento. "É preciso voltar a conhecer as expressões da educadora".

Mas como? Segundo aconselha o especialista, primeiro é fundamental saber que vai acontecer. E uma boa estratégia poderá passar por, inicialmente, usar a máscara e depois tirar. "Com brincadeiras, por exemplo". E sucessivamente. "Ser algo gradual e para as crianças se irem habituando e perceberem que está tudo bem", conclui.

Creches: "Há desabafos bons, mas alguma apreensão"
Nesta creche, as mães que vão deixar os filhos têm de calçar um cobre sapatos de plástico e desinfetar as mãos, e até há duas semanas tinham de entregar os bebes à porta. Do lado oposto, as funcionárias comentaram com a mãe que estavam felizes porque há dois anos que trabalhavam de máscara: "Nem sabe a festa que fizemos".

À CNN Portugal, Susana Batista, presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) revela que ainda há alguma "apreensão" e "cautela" por parte das creches neste primeiro dia sem máscaras . "Há desabafos bons, mas alguma apreensão", admite Susana Batista, elencando que "há muitos associados a perguntar sobre medidas", nomeadamente em relação à separação de turmas, regras de isolamento e entrada de pais dentro das instituições.

Para isso, a presidente da ACPEEP apela às creches que revejam o plano de contingência "com cautela", "tendo em conta que a pandemia não passou": "Não podemos descuidar-nos. As medidas não são imposições, mas cabe a cada instituição perceber o que se pode aligeirar e não". "Deixar entrar os pais e aglomerar não é boa ideia", exemplificou.

https://cnnportugal.iol.pt/covid-19/mascaras/os-bebes-comecaram-a-chorar-quando-viram-as-educadoras-sem-mascara-conselhos-e-dicas-para-lidar-com-os-mais-novos-nesta-altura/20220422/62628c260cf2ea4f0a462721

domingo, 16 de janeiro de 2022

A fuga da família real para o Brasil



Em finais de Novembro de 1807 a família real portuguesa realiza uma apressada saída de Lisboa para escapar aos invasores franceses. A corte muda-se para o Brasil onde vai ficar até 1821.

A família real parte de Lisboa em Novembro de 1807 e chega ao Brasil em Janeiro do ano seguinte.

Foi uma viagem com alguns perigos. A corte teve de se alimentar da comida de bordo infestada por insetos, foram atacados por uma praga de piolhos e também sofreram os efeitos de uma tempestade.

Apesar de todas as dificuldades conseguiram chegar ao seu destino.

A partida tinha tido lugar em pleno inverno e a chegada ao Brasil aconteceu em pleno verão do hemisfério sul…

A família real vai manter-se no Brasil até muito depois da última invasão francesa, e o regresso vai ficar marcado pela independência da colónia e por uma guerra civil que vai opor dois príncipes, D. Pedro e D. Miguel, numa sanguinária guerra civil.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Desistência total ou parcial CI/RR

Encontra-se disponível a aplicação eletrónica que permite ao docente proceder à desistência total ou parcial de contratação inicial (CI) e da reserva de recrutamento (RR), das 10:00 horas do dia 28 de julho até às 18:00 horas do dia 30 de julho de 2021 (hora de Portugal continental).

Consulte a nota informativa.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Publicação da Lista Provisória do procedimento para a celebração de contratos de associação 2021


Encontra-se publicada a lista provisória do procedimento para a celebração de contratos de associação 2021.

Indicação da Componente Letiva (2.ª fase) / Necessidades Temporárias (pedido de horários)



Encontra-se disponível a aplicação que permite às escolas procederem à atualização da identificação dos docentes aos quais já é possível atribuir componente letiva (retirá-los da situação de ausência de componente letiva), bem como proceder ao pedido de horários, das 10:00h do dia 27 de julho até às 18:00h de Portugal continental do dia 29 de julho de 2021.

Consulte a nota informativa.

Nota Informativa

sexta-feira, 16 de julho de 2021

WhatsApp web vai deixar de depender do telemóvel: Como funciona?

Já está em testes uma atualização à versão web do WhatsApp que permite usar a aplicação no computador, sem precisar de ter o smartphone sempre ligado e com internet ao lado do segundo ecrã. Veja como funciona e o que pode ou não fazer, e também quem já pode experimentar.  

WhatsApp web vai deixar de depender do telemóvel: Como funciona? 

O WhatsApp começou a testar novidades importantes para quem usa a aplicação no computador. Até agora, para usar a versão web da aplicação no desktop, era necessário ter o smartphone por perto, ligado e com acesso à internet. Esta atualização dá autonomia à versão web e, uma vez validada a conta móvel no computador, já não requer a presença constante do smartphone para poder usar a app num segundo ecrã. 

Para sincronizar a aplicação móvel com a versão web - acessível através do browser - vai continuar a ser necessário fazer a leitura do código QR disponibilizado na versão desktop e usando a aplicação móvel. Quem tiver ativa a autenticação móvel com fotografia ou impressão digital no smartphone pode acrescentar essa segurança ao processo.  

Esta nova opção multiplataforma do WhatsApp é compatível com a ligação do smartphone a um máximo de quatro dispositivos, sendo que cada um passa a estar ligado a uma rede criada pelo serviço e a ter os seus próprios mecanismos de segurança, de forma autónoma à conta móvel. 

A utilização no smartphone, no entanto, mantém-se restrita a um equipamento por conta, uma limitação que o Whatsapp admite poder vir a alterar, mas não para já. A rede social assegura também que a segurança das comunicações nos acessos multiplataforma à conta está garantida e que todas as comunicações nos diferentes dispositivos são completamente encriptadas. Cada dispositivo ligado passa a ter a sua própria chave de encriptação e as mensagens e todas as comunicações em cada acesso são codificadas da origem ao destino, tal como acontece no smartphone.   

O WhatsApp explica ainda que o utilizador pode sempre consultar, em cada momento, o número de dispositivos ligados à sua conta e desativar algum deles remotamente, se verificar que não deve estar ligado. Outra medida de segurança adicional é o desligamento automático das contas remotas, caso o utilizador troque de telemóvel. Os acessos adicionais são também desligados de forma automática se estiverem 14 dias sem serem usados. 

1 - Do lado do PC, abra o WhatsApp Web num browser de internet. Se é a primeira vez que entra, vai necessitar emparelhar o computador com o smartphone através de um QR Code. 

2 – Deve ter em consideração que a transferência dos ficheiros consome dados, pelo que se possível, tente ter o smartphone ligado a uma rede Wi-fi. 

3 – Entre no WhatsApp no seu telemóvel e toque no botão menu (marcado com 3 pontinhos verticais no canto superior direito). 

4 – Escolha a opção WhatsApp Web. 

5 – Se já ligou o smartphone em outros computadores, vai aparecer uma lista com todas as sessões iniciadas. Para adicionar um novo computador toque no sinal (+) no canto superior direito. 

6 – No smartphone vai aparecer o leitor de QR Code, para ler o código com a câmara. 

7 – Utilize o leitor do smartphone para centrar o quadrado do QR Code gerado no browser, como visto no ponto 1. Se demorar muito tempo o emparelhamento será pedido para fazer refresh ao código na página, bastante clicar na imagem do QR Code no browser. 

Na página de suporte o WhatsApp explica que a “beta multidispositivos é um programa de adesão opcional que lhe dá acesso antecipado para experimentar uma nova versão do WhatsApp para Web, Desktop e Portal” A rede social acrescenta que quem “aderir à beta multidispositivos, poderá utilizar os dispositivos complementares associados sem necessidade de manter o telemóvel ligado à internet. As suas mensagens, chamadas e ficheiros multimédia pessoais estão protegidos por encriptação ponto a ponto”.

A versão de testes está para já disponível apenas em alguns países. Portugal não parece ser um deles, mas pode testar a possibilidade clicando no menu à direita no ecrã principal da app e na opção dispositivos associados. Caso surja a opção Beta Multidispositivos vai também aparecer a opção de aderir. Só pode experimentar a novidade, que em breve será lançada a nível global e para todos os utilizadores, quem estiver a usar a versão mais recente da aplicação. 

Algumas coisas que não é possível fazer ainda com a versão beta, exemplificadas pelo WhatsApp: afixar conversas no WhatsApp Web ou Desktop; aderir, ver e repor convites de grupo do WhatsApp Web e Desktop (só possível com o smartphone); enviar mensagens ou ligar do seu dispositivo associado para alguém que tenha uma versão muito antiga do WhatsApp no telemóvel; Ligar do Portal ou do WhatsApp Desktop para dispositivos associados que não estejam na beta multidispositivos

https://tek.sapo.pt/mobile/apps/artigos/whatsapp-web-vai-deixar-de-depender-do-telemovel-como-funciona

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Despacho n.º 6605-A/2021 - Referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa


Foi publicado o Despacho n.º 6605-A/2021 que procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.

O Programa do XXII Governo Constitucional prossegue as medidas de política educativa iniciadas na legislatura anterior, priorizando a melhoria da qualidade das aprendizagens e a inclusão, garantindo-se o acesso ao currículo a todos os alunos. Esta visão de escola, enquanto instrumento de desenvolvimento humano e de elevação social através do conhecimento, vê-se reforçada pela inscrição de um conjunto alargado de iniciativas de política educativa nas medidas governativas de combate às desigualdades constantes do referido Programa.

Consulte aqui a versão completa do Despacho n.º 6605-A/2021

domingo, 20 de junho de 2021

Pré-Escolar | Aulas-vídeo

 

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

 

ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

 

ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO
  • Introdução à metodologia científica   |   aulas-vídeo
  • Abordagem às ciências:
  • Mundo tecnológico e utilização das tecnologias   |    aulas-vídeo

https://www.obichinhodosaber.com/pre-escolar-aulas-video/

domingo, 13 de junho de 2021

Cronologia dos Reis de Portugal

 Quarta Dinastia – Bragança

1640 - 1656

D. João IV "O Restaurador" (19 Março 1604 V. Viçosa-6 Novembro 1656 Lisboa)

Casou com Dona Luísa Francisca de Gusmão


1656 - 1683

D. Afonso VI "O Vitorioso" (21 Agosto 1643 Lisboa-12 Setembro 1683 Lisboa)

Casou com Dona Maria Francisca Luísa Isabel d´Aumale e Sabóia, ou de Sabóia-Nemours


1683 - 1706

D. Pedro II "O Pacífico" (26 Abril 1648 Lisboa-9 Dezembro 1706 Lisboa)

Casou com D. Maria Francisca de Sabóia e com D. Maria Sofia de Neuburgo


1706 - 1750

D. João V "O Magnânimo" (22 Outubro 1689 Lisboa-31 Julho 1750 Lisboa)

Casou com Dona Maria Anna Josefa, arquiduquesa de Áustria


1750 - 1777

D. José I "O Reformador" (6 Junho 1714 Lisboa-24 Fevereiro 1777 Lisboa)

Casou com D. Mariana Vitória de Bourbon


1777 - 1816

D. Maria I "A Piedosa" (17 Dezembro 1734 Lisboa-20 Março 1816 Rio de Janeiro)

Casou com D. Pedro III


1816 - 1826

D. João VI "O Clemente" (13 Maio 1767 Queluz-10 Março 1826 Lisboa)

Casou com Dona Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon


1826 - 1826

D. Pedro IV "O Rei Soldado" (12 Outubro 1798 Queluz-24 Setembro 1834 Lisboa)

Casou com Dona Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo


1828 - 1834

D. Miguel I "O Tradicionalista" (26 Outubro 1802 Lisboa-14 Novembro 1866 Áustria)

Casou com Dona Adelaide Sofia Amélia Luísa Joana Leopolodina de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg


1826 - 1853

D. Maria II "A Educadora" (4 Abril 1819 Rio de Janeiro-15 Novembro 1853 Lisboa)

Casou com D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha


1853 - 1861

D. Pedro V "O Esperançoso" (16 Setembro 1837 Lisboa-11 Novembro 1861 Lisboa)

Casou com Dona Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia de Hohenzollern


1861 - 1889

D. Luís I "O Popular" (31 Outubro 1838 Lisboa-19 Outubro 1889 Lisboa)

Casou com D. Maria Pia de Sabóia


1889 - 1908

D. Carlos I "O Martirizado" (28 Setembro 1863 Lisboa-1 Fevereiro 1908 Lisboa)

Casou com Dona Maria Amélia Luísa Helena de Orleães


1908 - 1910

D. Manuel II "O Rei Saudade" (15 Novembro 1889 Lisboa-2 Julho 1932)

Casou com Dona Augusta Vitória Guilhermina Antónia Matilde Luísa Josefina Maria Isabel de Hohenzollern-Sigmaringen

 

domingo, 6 de junho de 2021

Cronologia dos Reis de Portugal

Terceira Dinastia – Filipina

 1581 - 1598

D. Filipe I "O Prudente" (21 Março 1527 Valhadolid-13 Setembro 1598 Escorial)

Casou com D. Maria de Portugal; D. Maria Tudor, D. Isabel de Valois e com D. Ana de Áustria


1598 - 1621

D. Filipe II "O Pio" (14 Abril 1578 Madrid-31 Março 1621 Escorial)

Casou com D. Margarida de Áustria


1621 - 1640

D. Filipe III "O Grande" (8 Abril 1605 Madrid-17 Setembro 1665 Escorial)

Casou com D. Isabel de França