No ensino básico, a taxa de retenção e desistência cai de 15,5 por cento, em 1996/1997, para 8,3 por cento no último ano lectivo, comparativamente com 10,8 por cento em 2006/2007 e com 12,2 por cento em 2004/2005.
A desagregação da informação revela taxas de 3,9 por cento no 1.º ciclo, de 8,4 por cento no 2.º ciclo e de 14,7 por cento no 3.º ciclo – todas a resultarem de ganhos importantes, seja em relação ao ano anterior, seja em relação ao passado recente.
Em relação ao ano lectivo de 2004/2005, estes valores representam melhorias, respectivamente, de 1,7 pontos percentuais, de 5,0 pontos percentuais e de 5,9 pontos percentuais.
Neste mesmo período, assiste-se, no 1.º ciclo, a um ganho de 4 pontos percentuais na taxa de retenção e de desistência do 2.º ano, que baixa para 7,4 por cento.
No 2.º ciclo, os ganhos são importantes nos dois anos, com a taxa do 5.º ano a melhorar 5,3 pontos percentuais face a 2004/2005 e a do 6.º ano a cair 4,6 pontos percentuais.
Já no 3.º e último ciclo do ensino básico, destaque-se o 9.º ano, que apresenta uma taxa inferior à verificada há três anos em 6,9 pontos percentuais, ao fixar-se nos 14,3 por cento.
Também no ensino secundário a evolução registada foi positiva e permitiu passar de uma taxa de retenção e de desistência de 36,6 por cento em 1996/1997 para 22,4 por cento em 2007/2008, uma melhoria de 10,6 pontos percentuais em relação aos 33,0 por cento verificados em 2004/2005.
Esta evolução assinalável deve-se a ganhos muito significativos nos 10.º e 12.º anos, com a taxa do primeiro a diminuir 11,2 pontos percentuais, de 30,5 por cento para 19,3 por cento, em apenas três anos, e a do segundo em 15,4 pontos percentuais, de 50,6 por cento para 35,2 por cento, no mesmo período.
Para mais informações, consultar os dados provisórios apurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação relativos às taxas de retenção e de desistência – Ano lectivo de 2007/2008.
A desagregação da informação revela taxas de 3,9 por cento no 1.º ciclo, de 8,4 por cento no 2.º ciclo e de 14,7 por cento no 3.º ciclo – todas a resultarem de ganhos importantes, seja em relação ao ano anterior, seja em relação ao passado recente.
Em relação ao ano lectivo de 2004/2005, estes valores representam melhorias, respectivamente, de 1,7 pontos percentuais, de 5,0 pontos percentuais e de 5,9 pontos percentuais.
Neste mesmo período, assiste-se, no 1.º ciclo, a um ganho de 4 pontos percentuais na taxa de retenção e de desistência do 2.º ano, que baixa para 7,4 por cento.
No 2.º ciclo, os ganhos são importantes nos dois anos, com a taxa do 5.º ano a melhorar 5,3 pontos percentuais face a 2004/2005 e a do 6.º ano a cair 4,6 pontos percentuais.
Já no 3.º e último ciclo do ensino básico, destaque-se o 9.º ano, que apresenta uma taxa inferior à verificada há três anos em 6,9 pontos percentuais, ao fixar-se nos 14,3 por cento.
Também no ensino secundário a evolução registada foi positiva e permitiu passar de uma taxa de retenção e de desistência de 36,6 por cento em 1996/1997 para 22,4 por cento em 2007/2008, uma melhoria de 10,6 pontos percentuais em relação aos 33,0 por cento verificados em 2004/2005.
Esta evolução assinalável deve-se a ganhos muito significativos nos 10.º e 12.º anos, com a taxa do primeiro a diminuir 11,2 pontos percentuais, de 30,5 por cento para 19,3 por cento, em apenas três anos, e a do segundo em 15,4 pontos percentuais, de 50,6 por cento para 35,2 por cento, no mesmo período.
Para mais informações, consultar os dados provisórios apurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação relativos às taxas de retenção e de desistência – Ano lectivo de 2007/2008.
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