segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Violência Doméstica e Repercussões na Vida Escolar


A UCAPA e a FERSAP vão realizar, no próximo dia 20 de Fevereiro, pelas 15.00 horas, no auditório do novo edifício da Junta de Freguesia do Feijó, sito na Rua da Alembrança, Feijó, Almada, um debate dedicado à Violência Doméstica e Repercussões na Vida Escolar, aberto a toda a comunidade educativa.




A iniciativa de realizar este debate decorre dos trágicos acontecimentos ocorridos recentemente em Almada, com o brutal assassinato de Luísa Travanca, nossa muito estimada amiga, membro dos órgãos sociais da Associação de Pais da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. A consciencialização para este drama, a denúncia e combate firme a estes crimes, impõem que não fiquemos calados.

Importa, igualmente, que se analisem as consequências da violência doméstica no comportamento das crianças e jovens na vida escolar, quer no seu relacionamento entre pares, quer no sucesso escolar.

Nesse sentido foram convidadas várias entidades e instituições que trabalham nestas áreas, afim de se fazer o necessário debate e reflexão.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Portal das Escolas: Nova área de jornais e revistas de interesse educativo


O Portal das Escolas (www.portaldasescolas.pt) disponibiliza, desde o passado dia 27 de Janeiro, uma área de jornais e revistas de interesse educativo. Esta área consiste num arquivo documental histórico (desde 1910), facilmente pesquisável, da imprensa escrita. Direccionado a professores registados no Portal das Escolas, estes podem utilizar em contexto pedagógico, a partir de agora, um acervo de conteúdos de qualidade. Um total de um milhão e duzentas mil páginas de jornais e revistas do Grupo Impresa - alguns títulos já extintos e outros ainda em circulação - irão estar progressivamente disponíveis no Portal das Escolas.
Entre os títulos a disponibilizar estão A Capital, História, O Jornal, Sete, Expresso, Jornal de Letras e Visão. Já estão acessíveis conteúdos nos seguintes dossiês temáticos: História, Personalidades e Sociedade.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Concurso "Vamos contar a história de Nuno Álvares Pereira"


A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e a Comissão São Nuno de Santa Maria anunciam o lançamento do concurso Vamos contar a história de Nuno Álvares Pereira.
O concurso tem por objectivo a realização de trabalhos de natureza diversa que contribuam para promover o estudo alargado desta figura multifacetada, o conhecimento da sua acção como protagonista dos fenómenos históricos do tempo em que viveu e a sua projecção ao longo de diferentes épocas, sendo dirigido a alunos e a escolas do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do ensino secundário.
Os trabalhos devem ser remetidos à DGIDC até 23 de Abril de 2010.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Publicado em Diário da República

― Contrato n.º 29/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Educação e Município de Castelo Branco
Adenda ao contrato n.º 171/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 140, de 22 de Julho de 2009 – Município de Castelo Branco.
 
― Contrato n.º 30/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Educação e Município de Ílhavo
Adenda ao contrato n.º 470/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 16 de Novembro de 2009 - município de Ílhavo.
 
― Contrato n.º 31/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Educação e Município da Mealhada
Adenda ao contrato n.º 173/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 140, de 22 de Julho de 2009 – município da Mealhada.
 
― Contrato n.º 32/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Educação e Município de Oliveira do Bairro
Adenda ao contrato n.º 472/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 16 de Novembro de 2009 - município de Oliveira do Bairro.
 
― Despacho n.º 1671/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão de Reconhecimento de Graus Estrangeiros
Reconhecimento dos graus conferidos no 1.º e 2.º Ciclos nos Estados membros da União Europeia, em conformidade com o n.º 2 da deliberação n.º 2430/2008, de 9 de Setembro.
 
― Despacho n.º 1672/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de especialização tecnológica em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.
 
― Despacho n.º 1673/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos, da Maiêutica, Cooperativa de Ensino Superior, C. R. L., entidade instituidora do Instituto Superior da Maia, para ser ministrado nesse Instituto.
 
― Despacho n.º 1674/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de especialização tecnológica em Produção Enológica da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.
 
― Despacho n.º 1675/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Instalação e Manutenção de Espaços Verdes na Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.
 
― Despacho n.º 1676/2010. D.R. n.º 16, Série II de 2010-01-25, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Qualidade Ambiental na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
 
― Despacho n.º 1767/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de Especialização Tecnológica em Olivicultura e Tecnologia do Azeite, na Escola Superior Agrária de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
 
― Despacho n.º 1768/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Electromedicina na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.
 
― Despacho n.º 1769/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Viticultura e Enologia na Escola Superior Agrária de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.
 
― Despacho n.º 1770/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de especialização tecnológica em Automação e Instrumentação Industrial, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.
 
― Despacho n.º 1771/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de especialização tecnológica em Construção e Administração de Websites no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra.
 
― Despacho n.º 1772/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Turismo do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Lda., entidade instituidora da Escola Superior de Tecnologias de Fafe, para ser ministrado nessa Escola.
 
― Despacho n.º 1773/2010. D.R. n.º 17, Série II de 2010-01-26, doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia e Gestão Automóvel no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra.
 
― Despacho n.º 1832/2010. D.R. n.º 18, Série II de 2010-01-27, daPresidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação
Nomeia a mestre Helena Maria de Oliveira Dias Libório para exercer o cargo de Director Regional de Educação do Centro.
 
― Despacho n.º 1860/2010. D.R. n.º 18, Série II de 2010-01-27, doMinistério da Educação - Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Estabelece o calendário dos exames nacionais para o ano de 2010.
 
― Edital n.º 63/2010. D.R. n.º 19, Série II de 2010-01-28, do Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação
Eleição de um representante das associações de estudantes do ensino secundário ao Conselho Nacional de Educação - modelo de boletim de voto.
 
― Regulamento n.º 67/2010. D.R. n.º 19, Série II de 2010-01-28, doMinistério da Educação – Conselho Nacional de Educação
Regimento do Conselho Nacional de Educação.
 
 

 Informações Gerais 

― Ciência na Escola: 138 projectos seleccionados no Concurso de Ideias
A edição 2009/2010 do 'Ciência na Escola' é subordinada ao tema Artes da Física.
Já são conhecidos os projectos das escolas que passam à 2.ª fase do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.
 
― 'Geração Móvel e Desafios' assinala dia da Internet Segura
Com o objectivo de assinalar o dia da Internet Segura, que se comemora a 9 de Fevereiro, a DREN, através do Gabinete de Gestão do PTE, convida todas as escolas a participar na iniciativa 'Geração Móvel e Desafios'. O desafio é desenvolver narrativas que proporcionem a tomada de consciência e a reflexão em torno das potencialidades e riscos na utilização da Internet.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt
 
― 'Escolas em Palco nos Dias da Música' - convite
A Edição 2010 dos 'Dias da Música', que terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de Abril, será consagrada ao tema 'A Música e as Paixões da Alma'.
Os trabalhos seleccionados serão apresentados nos dias 24 e 25 de Abril, na sala Amália Rodrigues e no Palco do Foyer, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Para mais informações: www.anq.min-edu.pt
 
― Boletim de Matricula do Pre-Escolar
Já se encontra disponível o Boletim de Matrícula para os alunos da Educação Pré-Escolar.
Foi actualizado tendo em conta o disposto no Despacho n.º 14 026/2007, de 3 de Julho; no Despacho n.º 14 460/2008, de 26 de Maio; e no Despacho n.º 13 170/2009, de 4 de Junho (2.ª Série).
Para mais informações: http://www.eme.pt/
 
― “Limpar Portugal”
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”.
Para mais informações: www.limparportugal.org
 
― Os Dias do Desenvolvimento 2010
O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) irá realizar, nos dias 21 e 22 de Abril de 2010, a 3.ª Edição de “Os Dias do Desenvolvimento” subordinada ao tema “Cidadania e Desenvolvimento”.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt
 
― Emissão 100 do 'Objectivo 2013'
Cinco meses após a estreia na rádio TSF, a rubrica 'Objectivo 2013' vai chegar à emissão 100, marca que será assinalada no próximo dia 1 de Fevereiro.
Desde Setembro até agora, a rubrica tem focado os mais diversos projectos públicos e privados, apoiados pelo QREN, que em território do Continente e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores têm contribuído para melhorar a vida e o bem-estar das populações.
Para mais informações: www.poph.qren.pt
 
― Futurália ― Salão de Oferta Educativa, Formação e Emprego
A 3.ª edição do Futurália vai realizar-se de 10 a 13 de Março de 2010. Decorrerá nos Pav. 3 e 4 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Isabel Alçada acaba com provas de recuperação


O Ministério da Educação vai acabar com as provas de recuperação obrigatórias para os alunos que excedem o limite de faltas. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, aos sindicatos pelo secretário de Estado Alexandre Ventura, durante uma negociação sobre o horário de trabalho dos professores.
Os alunos que excederem o limite de faltas vão deixar de ser obrigados a fazer provas de recuperação com a matéria das aulas a que não assistiram.

A medida surge como uma forma de aliviar o trabalho que é pedido aos professores, numa altura em que sindicatos e Ministério discutem os horários dos docentes.

«O fim da obrigatoriedade destas provas e a simplificação dos procedimentos disciplinares são medidas importantes para aliviar a carga horária dos docentes», explicou ao SOL João Dias da Silva da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).

Não se sabe ainda, porém, de que forma será feita a avaliação dos alunos que excederem o limite de faltas.

«É uma matéria que ficará para a revisão do Estatuto do Aluno», comenta Dias da Silva, lembrando que não há neste momento uma distinção entre faltas justificadas e injustificadas – já que tanto umas como outras levam à realização de provas de recuperação.

«Creio que a decisão sobre a transição do aluno deveria ficar no âmbito da autonomia das escolas», comenta o sindicalista.

O fim das reuniões semanais obrigatórias para os professores dos Cursos de Educação e Formação e a possibilidade de os docentes darem até sete faltas por conta do período de férias foram outras cedências da ministra Isabel Alçada.

Mas os sindicatos querem mais: «A inclusão das Actividades Extra-Curriculares no currículo dos alunos do 1.º ciclo e a reorganização curricular com alterações à carga horária das disciplinas» são outros pontos que a FNE deseja ver resolvidos.

«São matérias em que sabemos que o Ministério está a trabalhar e que acreditamos que haja condições para que sejam postas em prática já no próximo ano lectivo», diz João Dias da Silva.

Na próxima quarta-feira, Governo e sindicalistas voltam a sentar-se à mesa na Avenida 5 de Outubro, para discutir as propostas de revisão do Estatuto da Carreira Docente.

Só nessa altura se iniciará o processo de passar para a lei as alterações à carreira e à avaliação do desempenho docente que ficaram definidas no acordo de princípios assinado por Isabel Alçada e os sindicatos.

Sol

A Escola pós-25 de Abril chegou ao fim...


A escola que foi possível construir após o 25 de Abril de 1974, a escola que ficou conhecida como democrática, alicerçada em valores tais como a igualdade de oportunidades (de acesso) para todos, a democraticidade, a integração comunitária, a cidadania democrática, a liberdade e a justiça social, articulados com uma ideia de autonomia dos professores e das escolas (ideia, aliás, nunca concretizada nos planos político, educativo e organizacional), chegou ao fim e de um modo que, de certa forma, podemos considerar como surpreendente: este fim não anunciado foi concretizado por um governo que se afirma como (único?!) herdeiro do património democrático do país e defensor do que designa por escola pública democrática. A surpresa não está no facto de ser um governo que se afirma tributário do socialismo dito democrático, pois já possuímos abundantes exemplos, nacionais e internacionais, acerca do modo como os socialistas exerceram e exercem o poder no quadro da hegemonia ideológica neoliberal. A surpresa está no modo iluminado e, por consequência, autoritário, arrogante e inflexível como concebeu as mudanças em curso e o (curto) horizonte temporal definido para a sua aplicação no plano das escolas.
A leitura do Programa do XVII Governo Constitucional, no que à educação diz respeito, permite-nos, agora que nos encontramos próximos do fim da legislatura, perceber o alcance do mesmo, embora seja ilegítimo afirmar que as sucessivas medidas legislativas que todos conhecemos e que sufocaram as escolas em tão curto espaço de tempo, tenham sido objecto de legitimação através do voto popular. Todos sabemos que são poucos aqueles que têm como hábito estudar os programas dos partidos quando se submetem ao escrutínio do voto, assim como os programas de governo construídos na sua base. Mas nenhuma leitura do Programa em questão poderia antecipar o que ocorreu nos últimos três anos no campo da educação.
Como é hoje evidente, o consulado de Maria de Lurdes Rodrigues foi estruturado em torno de uma concepção de escola e de profissão que nos diz que a primeira seria um local de desperdício, de ineficácia e de ineficiência, e a segunda como um modo de afirmação de pessoas incompetentes, acomodadas e privilegiadas. Por outras palavras, as escolas seriam incapazes de educar adequadamente os alunos, não se preocupando minimamente com as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento, e os professores uma espécie de mercenários que importava, rapidamente, colocar na «ordem». «Partir a espinha» aos professores terá sido a palavra de ordem (implícita ou explicitamente, interessa pouco) que orientou (e orienta) a prática deste triste consulado. Agora que nos encontramos próximos do seu fim, e independentemente do modo como será superado o radical antagonismo que opõe o Governo às escolas e aos professores, uma coisa parece certa: a escola que todos conhecemos e que edificamos nas últimas três décadas, chegou ao seu fim. Por isso, mais do que fazer de conta que se negoceia, seja o estatuto da carreira docente, a avaliação, o acesso à profissão, a escola a tempo inteiro, as novas oportunidades ou outro tópico qualquer, aquilo que importa é mobilizar as escolas (entendidas finalmente como interlocutores essenciais de qualquer processo de mudança estrutural da educação, dando significado ao conceito de autonomia) e os professores para um empreendimento ciclópico, é certo, mas necessário e urgente face ao estado a que se chegou: a concepção do que podemos designar por projecto de educação para o país, tarefa que nunca foi encetada entre nós de um modo explícito e que terá de ser concebida como central neste momento de transformação em que vivemos. O projecto neoliberal para a educação, centrado na ideia de avaliação externa das escolas e dos professores, no cheque-ensino e na liberdade de escolha parental das escolas, aí está em todo o seu esplendor argumentativo, à boleia da desastrada política do Governo apoiado pelo PS. A descentralização educativa e a consequente autonomia das escolas constitui, certamente, uma dimensão inelutável do futuro projecto para educação, mas sabemos que existem diferentes modos de o conceber, o que implica um sério debate no interior das escolas e da sociedade em torno da ideia de escola pública, de qualidade e democrática, orientada para o desenvolvimento das pessoas, afinal o único que verdadeiramente interessa.

Manuel António Ferreira da Silva

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ficha de Trabalho - Sistema Respiratório


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Aprender a ser


Não é ao título do famoso relatório coordenado por Edgard Faure, por encomenda da UNESCO e datado de 1972, que me quero referir com a colaboração que hoje aqui trago, embora reconheça que o texto em referência bem merecia uma revisitação, dada a sua actualidade em muitos aspectos, designadamente em alguns daqueles de que me vou ocupar de imediato.
A articulação entre a aprendizagem e o sentido da existência é hoje uma questão que poderá soar a muito boa gente como destituída de todo o interesse, seja qual for a dimensão que se considere para a analisar. Na verdade, a representação dominante que se aplica à questão da aprendizagem passa bem longe do sentido da existência se por tal expressão entendermos um juízo que relacione intencionalmente o processo de aprender como um modo integrado de desenvolvimento do próprio ser humano, assumido na sua unicidade experiencial. À medida que a escola foi ocupando todo o espaço «educativo» em nome de uma legítima e muito desejável igualdade de direitos, foi remetendo para o limbo das preocupações sociais e morais o problema da especificidade da relação pedagógica, essencial ao estabelecimento de uma comunicação significativa mercê da qual o aluno possa ser reconhecido na sua identidade real. Sem esse reconhecimento, que tornará possível a construção de um projecto pessoal em busca de uma identidade potencial desejada, a pessoa do aluno corre o risco de se ver reduzida apenas à simples condição de aluno, inevitável e permanentemente disputada entre o sucesso o fracasso. O desfecho só pode ser o agravamento das desigualdades reais, reforçando a escola à saída o que era suposto combater à entrada.
A este propósito, é muito pertinente reflectir no que diz algures F. IMBERT quando escreve que "efeitos devastadores, na escola, de situações repetidas de insucesso acabam por gerar uma renúncia ao ser e consequentemente ao conhecer". Ninguém contestará que o artífice decisivo na construção da ponte entre o ser e o conhecer é a pessoa do professor, embora se reconheça com toda a simplicidade que as condições em que hoje se trabalha nessa ponte comprometem seriamente a possibilidade de ligação. Todas as reflexões que se ocupam desta problemática pedagógica, centrada na pessoa do professor como mediador da construção do aluno, põem em evidência a importância do bem-estar pessoal e do equilíbrio emocional, indissociável da confiança profissional, como condição essencial daquela ligação. Ora, é justamente isso que está em causa quando se olha para o interior da profissão a partir dos efeitos das intervenções políticas e administrativas registadas nos últimos tempos sobre a carreira dos professores. As intensas movimentações profissionais, o seu carácter compacto e massivo, simultaneamente festivo e indignado, só podem significar que os professores sentem que a sua segurança psicológica e profissional está por um fio e por isso se justifica toda a resistência, mesmo que isso possa não corresponder, de facto, à realidade. Os tempos, que aí vêm, adivinham-se como sendo de intensa competição, calculismo, estratégia e concorrência. É tempo de cada cuidar de si, ciosamente.
Que tempo sobra, então, para a disponibilidade, para a cumplicidade, para a ponte com o aluno, enquanto pessoa em construção?

Manuel Matos

Constituição da Pangeia

Falha de St.André

Vídeo - Tectónica de Placas


Vídeo - Tectónica de Placas (Em Espanhol)


Vídeo - Deriva Continental


Conteúdo - Evolução da Pangeia

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Professor-agricultor


As linhas que se seguem são um excerto de uma entrevista dada por uma das melhores alunas do Ensino Secundário: "as notas não são uma medida muito precisa das capacidades e competências. Claro que os testes servem para avaliar se uma pessoa está ou não nervosa. Se a pessoa sabe está mais segura, tira melhor notas. Mas as coisas não funcionam sempre assim (?). Por vezes, os professores são muito maltratados e culpados de todos os males. E isso não é justo. Há pais que não têm a percepção de que os professores estão a fazer um serviço à comunidade. Alimentam a história de que os professores não fazem nada, trabalham meia dúzia de horas, ganham bem.
Estamos perante um pequeno retrato da vida de professor. Ser professor é sem dúvida complicado. Não fosse esta conjuntura socioeconómica, tenho a certeza de que muitos professores abandonariam a profissão (tal como aconteceu em Inglaterra há uns anos). Recentemente, alguém me descrevia umas das suas aulas do 5º ano de escolaridade: "enquanto escrevia no quadro, o aluno batia com as mãos na carteira, como se fosse um tambor. E continuou, mesmo depois de vários avisos?.e continuou? até ser expulso da sala de aula. E tive que o agarrar pelo braço, porque não queria sair. Mais tarde, outro atirava bolinhas de papel, soprando com a esferográfica. Até colocou um alvo na parede? de repente, já estavam a enviar SMS uns para os outros? São muitos alunos desinteressados? Assim é difícil."
A verdade é que a escola pouco mudou em termos organizacionais ? e muitos professores pouco mudaram as suas práticas ? e tem vivido uma fase de estratégias "top-down", que a tem enredado numa teia legislativa esquizofrénica, nem sempre proveitosa. Não é por acaso que o professorado costuma dizer que quem decide não tem a noção do que é uma sala de aula. Este desfasamento entre quem decreta e quem pratica na sala de aula leva-me a relembrar um colóquio sobre questões curriculares que assisti na Universidade do Minho. Uma professora universitária defendia acerrimamente o Portefólio como instrumento no processo de avaliação dos alunos. Depois de confrontada por vários professores do 3º Ciclo, que não consideravam essa ideia exequível tendo em conta o número de alunos a seu cargo (entre 150 e 180), a investigadora declarou inexplicavelmente o seguinte: compreendo-os? eu apliquei este instrumento numa turma de 25 alunos e não voltarei a repetir, na medida em que foi extremamente cansativo?
Cada vez mais um Homem dos sete ofícios, a quem muito se pede, o professor raramente é valorizado socialmente, não aparece nos telejornais, sobrevive na maioria das vezes no anonimato dentro da sala de aula, mas tem um poder inimaginável ? o poder de revolucionar a sociedade. O poder de regar e adubar, de mover e melhorar o mundo, porque trabalha com as sementes.
Apesar de se viverem momentos conturbados, vale a pena nunca baixar os braços e continuar a ser um Professor-agricultor (sempre com a enxada na mão, para se defender das possíveis agressões).


Miguel Gameiro Silva

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

2.º Festival de Escolas do Alentejo


A Direcção Regional de Educação do Alentejo, na continuação do projecto “Sons da Escola” promove, neste ano lectivo, a 2.ª edição do Festival de Escolas do Alentejo.
Este evento realizar-se-á no Coliseu José Rondão de Almeida, em Elvas, no dia 29 de Maio de 2010, a partir das 15h00, e pretende mais uma vez ser uma mostra do trabalho desenvolvido nas Actividades de Enriquecimento Curricular e no 2.º ciclo, ao longo do presente ano lectivo.


Para a realização deste projecto, as escolas participantes deverão, à semelhança do ano anterior, preparar uma actividade da sua autoria, numa das áreas envolvidas. O culminar deste dia de actividades será um concerto conjunto para apresentação de cinco obras, interpretadas pelos alunos participantes e pela Orquestra Filarmónica Juvenil da Associação Regional de Bandas Filarmónicas “Além Tejo Música”.
O reportório a executar com esta Orquestra Filarmónica (Faixas Áudio) está disponível para download nas seguintes ligações:
1 – ROCKIN RECORDERS (Flauta de Bisel Solo e Orquestra)
http://www.mediafire.com/?nxokltnyi0m

Partitura
2 – SLAPSTICK SHOW (Percussão Corporal e Orquestra
http://www.mediafire.com/?imzgq4imqzz
Partitura
3 – MY HEART WILL GO ON (Inglês) (Flauta de Bisel, Solistas, Coro e Orquestra)
http://www.mediafire.com/?w1wwgwym21e
Partitura
Letra
4 – I WILL SURVIVE (Inglês) (Solistas, Coro e Orquestra)
http://www.mediafire.com/?znmmzzjzzyh

Partitura
Letra
5 – Dó – Ré – Mi (Solistas, Coro e Orquestra)
http://www.mediafire.com/?wzre4wwixg4
Partitura
Ficha de inscrição
Cartaz do Festival
O apoio logístico do evento fica a cargo dos serviços da DREAlentejo, da Câmara Municipal de Elvas, da Associação Regional de Bandas Filarmónicas “Além Tejo Música” e ECM – Edições Convite à Música. Por isso, as escolas participantes deverão indicar, aquando da inscrição, o material de que necessitam para a sua actuação.
A ficha de inscrição deverá ser remetida, até ao dia 17 de Maio de 2010, para a Direcção Regional de Educação do Alentejo, Rua Ferragial do Poço Novo, n.º 22, Apartado 125, 7002-555 Évora.
Para esclarecimentos adicionais, contactar José Rui do Monte ou Fernando de Brito Vintém, através do telefone 266 757 900, extensões 3115 e 3121 ou pelos e-mails josé.monte@dreale.min-edu.pt ou fernando.vintem@dreale.min-edu.pt

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Legislação


Publicado em Diário da República
 
― Aviso n.º 1049-A/2010. D.R. n.º 10, Suplemento, Série II de 2010-01-15, doMinistério das Finanças e da Administração Pública - Gabinete do Ministro
Projecto de regulamento de extensão do acordo colectivo de trabalho n.º 1/2009 (acordo colectivo de carreiras gerais), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 188, de 28 de Setembro de 2009.
 
― Despacho n.º 1110-A/2010. D.R. n.º 10, Suplemento, Série II de 2010-01-15, doMinistério das Finanças e da Administração Pública - Gabinete do Ministro
Despacho do acordo colectivo de carreiras e de entidades públicas.
 
― Despacho n.º 1175/2010. D.R. n.º 11, Série II de 2010-01-18, do Ministério da Educação - Gabinete da Ministra
Nomeia a mestra Maria Margarida Dias Pereira de Matos subdirectora-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação.
 
― Despacho n.º 1176/2010. D.R. n.º 11, Série II de 2010-01-18, do Ministério da Educação - Gabinete da Ministra
Nomeia para exercer o cargo de subdirector-geral dos Recursos Humanos da Educação, do Ministério da Educação, a licenciada Maria Helena Serol Mascarenhas.
 
― Aviso n.º 1100/2010. D.R. n.º 11, Série II de 2010-01-18, do Ministério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
Concurso de recrutamento para o exercício de funções docentes de ensino português no estrangeiro.
 
― Despacho n.º 1264/2010. D.R. n.º 12, Série II de 2010-01-19, do Ministério da Educação
Aprova a lista de certificados e diplomas que permitem ao docente requerer a certificação de competências digitais.
 
― Resolução do Conselho de Ministros n.º 5/2010. D.R. n.º 13, Série I de 2010-01-20, da Presidência do Conselho de Ministros
Aprova a Iniciativa Emprego 2010, destinada a assegurar a manutenção do emprego, a incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho e a promover a criação de emprego e o combate ao desemprego.
 
― Portaria n.º 56/2010. D.R. n.º 14, Série I de 2010-01-21, do Ministério da Educação
Terceira alteração à Portaria n.º 550-D/2004de 21 de Maio, que aprova o regime de organização, funcionamento e avaliação dos cursos científico-humanísticos de nível secundário de educação.
 
 


 
Informações Gerais
 
― Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares (SPARE)
A Direcção-Geral da Saúde (DGS), a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), desenvolveram, no âmbito da Plataforma Contra a Obesidade, uma ferramenta informática para construção e análise de ementas escolares (SPARE).
A sessão de lançamento do SPARE teve lugar no dia 7 de Janeiro, quinta-feira, pelas 14h30, no Auditório da Galp Energia, em Lisboa.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt
 
― Programa Ruta Quetzal BBVA - Edicao de 2010 – El Misterio de los Caminos Blancos Mayas
O Programa Ruta Quetzal BBVA, patrocinado pelo grupo financeiro BBVA, com a colaboração da Junta de Castilla y Léon e da Universidade Complutense, atribui a Portugal, em 2010, duas bolsas para participação de jovens estudantes numa viagem de estudos e aventura, este ano dedicada ao tema El Misterio de los Caminos Blancos Mayas. A candidatura, incluindo a ficha de inscrição completamente preenchida e os referidos trabalhos, deverão ser enviados até ao dia 21 de Janeiro de 2010, para o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação.
Para mais informações: www.gepe.min-edu.pt
 
― A Europa dos Resultados - Descobre a tua Europa
A Setepés - Projectos Artístico Culturais, Lda., concebeu e produziu as publicações 'Descobre a tua Europa', no âmbito do projecto 'A Europa dos Resultados', dirigidas a jovens do Ensino Secundário e Profissional e respectivos professores. O lançamento, programado para o dia 19 de Janeiro, procura dar a conhecer a União Europeia.
Para mais informação: www.rbe.min-edu.pt
 
― I Festival Internacional de Música da Juventude
A República da Eslováquia está a organizar o I Festival Internacional de Música da Juventude, que decorrerá entre 8 e 11 de Julho de 2010 na cidade de Bratislava, e que visa reunir jovens músicos provenientes de vários países do mundo, proporcionando-lhes uma experiência única, nos domínios artístico e cultural.
Para mais informação: www.drec.min-edu.pt
 
― 'Geração Móvel e Desafios' assinala Dia da Internet Segura
Com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, que se comemora a 9 de Fevereiro de 2010, a DREN, através do Gabinete de Gestão do PTE, convida todas as escolas a participar na iniciativa Geração Móvel e Desafios.
Para mais informações: www.dren.min-edu.pt
 
― Concurso de Pintura 'Paz e Amizade'
Concurso de pintura patrocinado pelo governo da República da Turquia, subordinado ao tema Paz e Amizade.
Os trabalhos seleccionados serão exibidos num barco que viajará de Estocolmo a Istambul, passando por Lisboa entre 9 de Setembro e 29 de Outubro 2010.
Para mais informação: www.drelvt.min-edu.pt
 
― Encontro Nacional do Projecto Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos (ECD/EDH)
A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), em colaboração com o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), vai realizar o Encontro Nacional desse Projecto, no dia 26 de Janeiro de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian. A entrada é livre.
Para mais informações: sitio.dgidc.min-edu.pt
 
― Avaliação Externa das Escolas 2008-2009
O relatório da actividade “Avaliação Externa das Escolas 2008-2009” pode ser consultado em: www.ige.min-edu.pt
 
― 50 Anos de Estatísticas da Educação
A publicação “50 Anos de Estatísticas da Educação” (ensino não-superior) apresenta um conjunto de indicadores estatísticos demonstrativos da evolução do sistema educativo: taxa real de escolarização, número de alunos matriculados, número de professores, de educadores de infância e de estabelecimentos de ensino.
Para mais informações: www.min-edu.pt/
 
― “Conta-nos uma história”
A iniciativa “Conta-nos uma história” – Podcast na Educação é um concurso promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL). O concurso, de âmbito nacional, dirige-se a todas as escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A candidatura é feita on-line até ao dia 15 de Fevereiro de 2010.
Para mais informações: sitio.dgidc.min-edu.pt