terça-feira, 4 de agosto de 2009

DREN e PJ assinam protocolo para alertar escolas sobre crimes na Internet

A Direcção Regional de Educação do Norte e a Directoria do Norte da Polícia Judiciária assinaram hoje um protocolo de cooperação que visa alertar a comunidade educativa dos perigos inerentes às novas tecnologias.

"Este protocolo simboliza a vontade de ter cidadãos esclarecidos e protegidos, que terão no Plano Tecnológico Educativo (PTE - a entrar em vigor no próximo ano lectivo) uma ferramenta de trabalho", esclareceu a directora regional de Educação do Norte, durante a assinatura do “Protocolo de prevenção de criminalidade contra crianças e jovens, no âmbito das modernas formas de telecomunicações”.

Com a implementação do PTE este ano - através da introdução de fibra óptica e banda larga nas escolas, entre outras infraestruturas - surge a necessidade de "preparar" pais, alunos e professores a "não olhar com medo" para a Internet e outras novas tecnologias, salientou, Margarida Moreira. A diferença de conhecimentos a este nível é muito acentuada entre as gerações, com os mais jovens a lidar com "muita naturalidade" com as tecnologias e com capacidade de "fazer tudo" na Internet.

Por esse motivo, é preciso divulgar "quais os comportamentos de risco e saudáveis na informática" para evitar, por exemplo, situações de burla ou de pornografia infantil, e para que os pais e professores estejam mais "apetrechados" para proteger melhor os mais jovens "sem os castrar", sublinhou a directora regional da DREN.

O protocolo prevê a realização de encontros, acções de sensibilização e esclarecimento entre especialistas da Polícia Judiciária e elementos das comunidades educativas da região Norte, bem como a concepção e produção de filmes e materiais informativos com vista à prevenção primária no âmbito da segurança informática e utilização da Internet.

Representa ainda uma "sistematização" da procura de informação por parte das escolas, ficando a DREN responsável pela recepção, no início do próximo ano lectivo 2009/2010, dos pedidos de encontros e acções, devendo os mesmos ser transmitidos à directoria do Norte da PJ até 1 de Novembro para agendamento.

Sem comentários: