O projecto Escola Móvel, que se assume como uma oferta educativa de ensino a distância, nas modalidades de e-learning e b-learning, destinado primordialmente a filhos e a educandos de profissionais itinerantes, bem como a outras crianças e jovens que se encontrem em risco de insucesso escolar precoce e de exclusão social, foi regulamentado por uma portaria publicada no Diário da República (ver infra “Mais informação”).
Esta iniciativa pretende garantir o acesso à educação e ao desenvolvimento de competências básicas, por todos os jovens, através da conclusão da escolaridade obrigatória.
A Escola Móvel é um estabelecimento público de ensino, de âmbito nacional, que funciona através de uma plataforma de aprendizagem em ambiente virtual, que ministra os ensinos básico e secundário.
Este regime de ensino a distância, baseado num projecto educativo diferenciado, tem como referência os planos curriculares e os programas dos ensinos básico e secundário em vigor no sistema educativo português.
Para além de proporcionar contextos de aprendizagem diferenciados, a Escola Móvel promove o acompanhamento individualizado dos alunos através de tutorias, em articulação com cada domínio de formação.
A metodologia da Escola Móvel está orientada para um trabalho colaborativo em cada domínio de formação, que se concretiza na organização de salas de aula virtuais, por público-alvo e ano de escolaridade, bem como na planificação e na leccionação conjuntas de guiões de aprendizagem nas diversas áreas de formação.
Mais informação
1 - Portaria, em http://dre.pt/pdf1sdip/2009/07/14700/0497004972.pdf .
2 - Sítio da Escola Móvel, em http://www.dgidc.min-edu.pt/escola_movel/escola.html .
3 - Dossier: Medidas de Combate ao Insucesso Escolar, em http://www.min-edu.pt/np3/78.
Outras iniciativas
Conferência Internacional Educação Inclusiva - Impacto dos Referenciais Internacionais nas Políticas, nas Práticas e na Formação - Em Setembro, em Lisboa - ver http://www.min-edu.pt/np3/3770.html.
Sem comentários:
Enviar um comentário