quarta-feira, 16 de abril de 2008

Alunos processados por comentários

A Escola Secundária da Portela, nos arredores de Lisboa, ameaça processar por difamação 20 alunos da turma 10.º I, com idades entre os 15 e os 17 anos, e instaurar um processo disciplinar individual a cada um. Em causa estão as mensagens que os jovens trocaram – de Outubro de 2007 a Março deste ano – num fórum do espaço da internet Hi5, onde diziam abertamente o que pensavam dos professores das várias disciplinas. "A presidente do conselho executivo chamou na segunda-feira os pais de todos os alunos para uma reunião e disse-nos que ia abrir um processo disciplinar a cada um e um processo cível por difamação", contou ao CM Sandra Silva, mãe de um dos estudantes da turma 10.º I."Li as mensagens e aquilo que os miúdos dizem dos professores não me pareceu grave. Eles vão à internet em casa e falam entre eles num espaço que é só para os alunos. Acho que a escola está a exagerar", acrescenta esta mãe.Certo é que a escola em causa não gostou que os jovens fizessem comentários depreciativos sobre os docentes (ver caixa), apesar de o espaço no Hi5 ter sido criado pelos estudantes e destinar-se só a eles."Sei que existe lá alguns termos incorrectos, mas eles são uns miúdos e nem percebo por que é que a escola vai verificar o que é que eles escrevem na internet. A minha filha disse que uma das professoras era ‘labrega’ [palavra que significa rústica ou grosseira] e na reunião disseram-me que isso era uma ofensa muito grave e que daria direito a processo no Tribunal de Família e Menores. Para mim ‘labrega’ é uma pessoa do Norte", disse Sandra Silva.Contactada pelo CM, a presidente do conselho executivo da Escola Secundária da Portela, Manuela Dias, foi parca em comentários : "Os processos disciplinares só dizem respeitoà escola.Este ano lectivo já instaurei 12 e neste momento tenho outros entre mãos." O CM quis saber por que razão ameaçou os pais com uma acção cível baseada numa troca de opiniões entre adolescentes: "Os pais podem-se queixar mas a escola só tem obrigação de responder à Direcção Regional de Educação de Lisboa [DREL]", rematou a docente.Alguns pais e encarregados de educação ponderam agora a hipótese de se queixarem à DREL desta ameaça e do procedimento do conselho executivo da escola.O CM contactou a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela mas não foi possível obter em tempo útil um comentário a esta situação.
O QUE ELES DIZEM
BIOLOGIA
Uma das mensagens do fórum dos estudantes diz o seguinte: "Quem achar que a professora de Biologia não bate bem venha comentar aqui." Os alunos do 10.º I alegam que essa docente dança enquanto dá aulas.
MATEMÁTICA
A professora de Matemática também é alvo de paródia nas mensagens: os alunos gozam diversas vezes com a sua pronúncia nortenha e apelidam-na de ‘labrega’.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos do 10.º I não poupam uma docente que acusam de ser pouco compreensiva com a falta de preparação física dos jovens e de discriminar um dos estudantes.

Sem comentários: