terça-feira, 15 de abril de 2008

Professores «salvaguardam impactos imediatos

O porta-voz da plataforma sindical da Educação, Mário Nogueira, disse esta terça-feira aos docentes das escolas da Pedrulha, Coimbra, que «há impactos imediatos que os professores salvaguardam» se ratificarem um entendimento sobre a avaliação de desempenho com o ministério, informa a Lusa. Perto de cinquenta docentes do Agrupamento de Escolas da Pedrulha, Coimbra, aprovaram esta terça-feira a ratificação do entendimento a que chegaram no passado sábado os sindicatos dos professores e o ministério da educação sobre a avaliação de desempenho dos docentes.
A declaração a assinar pelas duas partes deve conter, para além do memorando de entendimento, «as apreciações dos sindicatos dos professores, necessariamente negativas, sobre a política educativa do governo», sustenta a moção votada pelos docentes em todas as escolas do pais. O texto foi aprovado por unanimidade e aclamação nas escolas da Pedrulha numa reunião onde participaram 46 docentes no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Durante a reunião, Mário Nogueira explicou que, com a assinatura da declaração conjunta, «há impactos imediatos que os professores salvaguardam». «Tanto a FNE como a FENPROF trabalharam muito para este entendimento para resolver algumas questões no imediato, mas as questões de fundo mantêm-se. Está-me a custar muito os ataques vindos de colegas nossos, a desvalorizar este entendimento com o ME, apenas para confundir ainda mais os professores», sustentou, por seu turno, José Ricardo.
De acordo com Mário Nogueira, «os protestos mantêm-se em relação à política».
O entendimento a que chegaram os sindicatos dos professores e o ministério da Educação «representa um grande desafio para as organizações sindicais, para continuarem uma luta que ainda está no início», considerou hoje uma dirigente da FNE. Arminda Bragança explicou que «este entendimento representa um grande desafio para as organizações sindicais para continuarem uma luta que ainda está no início».

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