O Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal da organização, ou seja, o Organograma de uma empresa é a estrutura real da empresa representado graficamente e hierarquicamente.
O Organograma deve ser construído a partir de um mapa da organização da empresa e pode ser feito da seguinte forma:
Nível 1 – Direcção Geral, Directoria, Presidência, Dono, Chefe
Nível 2 – Gerente, Chefe de Departamento
Nível 3 – Chefe de Sector, Sectores da Empresa.
Por outro lado, a divisão dá-se em três áreas:
· Administrativa
· Comercial
· Financeira
1 – Elabore um organograma aplicado a uma organização, no Word, e identifique os elementos que fazem parte dele.
2 – “Numa organização, por vezes, é necessário melhorar a estrutura hierárquica.”
Com base na afirmação atrás referida, diga quais as formas para esse mesmo melhoramento.
3 – Explore formas de reestruturação organizacional em termos de recursos humanos e estratégias para aumento da produtividade da empresa.
4 – Explique qual a relação existente entre Inovação Tecnológica e excedentes de recursos humanos (exemplos concretos).
5 – Com base na fotocópia do recibo do ordenado, (trabalho por conta de outrem), identifique e explique as suas componentes.
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